< Voltar

Santa-cruzenses conquistam pódio em campeonato de Jiu-Jitsu

Publicada dia 28/09/2023 às 15:35:33

santa-cruzenses-conquistam-podio-em-campeonato-de-jiu-jitsu


Em setembro, foi realizado o Campeonato Sul Americano de Jiu-Jitsu, na cidade de Barueri, no estado de São Paulo. Representando Santa Cruz do Rio Pardo, a equipe Campanha Jiu-Jitsu participou do evento com sete atletas, onde três trouxeram medalhas de volta para a cidade: Victor Fatori, da categoria Meio Pesado, Faixa Marrom, e Jefferson Costa, categoria Pesadíssimo, Faixa Roxa, conquistaram medalhas de prata. Já José Luiz Camargo, da categoria Super Pesado, faixa azul, foi campeão, conquistando a medalha de ouro.

Da equipe, também participaram Márcio Campanha, categoria Pesado; Peterson Koppen, categoria Leve; Guilherme Zaia, categoria Pesadíssimo;  e James Garcia, categoria Pesadíssimo. 

O campeonato é organizado pela Confederação Brasileira de Jiu-jitsu (CBJJ), e pela International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF). Ele contou com aproximadamente 1.500 atletas de várias equipes, com a participação de diversos atletas renomados da modalidade, que buscam no título elevar o currículo esportivo.  Segundo Márcio Campanha, o evento é um dos maiores campeonatos de grande  expressão realizados no Brasil.

O esporte, desenvolvido no Japão, trata-se de uma luta onde o atleta tenta controlar o adversário com golpes até conseguir imobilizá-lo. São  usadas técnicas de torção ou estrangulamento, que finalizam o combate.