Natação é um esporte completo, garante especialista
Claudio Antoniolli

Todos já ouviram a frase que diz “esporte é saúde”, e realmente todo tipo de atividade física é recomendada por médicos, mas talvez a modalidade esportiva mais completa relacionada à saúde, seja a natação.
O Atual conversou com o professor Fernando Boffe, uma das referências de natação em Santa Cruz do Rio Pardo, e ele passou inúmeros benefícios da atividade na água. “É difícil enumerar, são centenas de benefícios, ortopédicos, respiratórios, cardiovasculares, psicológicos e até social, além de que todo mundo pode praticar a natação, desde recém-nascidos até pessoas da terceira idade”, garantiu Fernando.
O profissional disse que sua paixão pela natação começou na faculdade de Educação Física. “Eu praticava outros esportes também, mas resolvi estudar e me dedicar à natação, meu primeiro estágio foi nessa área, então não parei mais, me dediquei e fiz duas pós-graduações em natação”, lembrou.
Confira alguns dos benefícios da natação, passados pelo professor Fernando:
Ortopedia – “Inúmeras pessoas nos procuram com problemas ortopédicos, desvios de coluna, esclerose, cifose, hérnia de disco. Com os raios-X da pessoa em posse, são passados os exercícios, e os resultados são muito bons. A natação também ajuda nos problemas de articulação, e também em pós-operatório, como do joelho, por exemplo”.
Problemas respiratórios – “É um ótimo remédio para asma e bronquite. Recebemos crianças com sérios problemas de bronquite, que tomam medicamentos, e depois de um tempo na natação abandonam até os remédios. A natação reforça a musculatura que envolve a respiração, e isso faz com que respirem melhor”.
Ansiedade – “A natação também é um tratamento psicológico. Temos alunos que são ansiosos, ou alguns bastante hiperativos, que fazem inclusive o uso de medicamentos. Se o aluno frequentar as aulas corretamente em pouco tempo ela consegue conter a ansiedade, e pode inclusive parar com os remédios”.
Social – “Imagine que você programe a viagem dos seus sonhos, reserve um hotel com uma bela piscina, ou vai para uma bela praia. E aí você ou alguém com você fica com medo de entrar na água, acaba até estragando o passeio. Então nada como saber nadar e se divertir, claro sempre com muita responsabilidade para evitar acidentes”.
Quando começar praticar?
Recém-nascidos a partir dos três meses de vida já podem ir para a piscina, desde que já estejam com a cervical firme. “O bebê vai ficar mais calmo, dormir e se alimentar bem. Todas as idades devem praticar a natação”, disse.
Contraindicações
Não existe contraindicação, a não ser, é claro, que a pessoa tenha alergia ao cloro, mas até para isso já existem outros tratamentos para a piscina. “Todos podem e devem praticar, é um esporte não lesivo, não tem impacto e nem contato físico. É um esporte completo onde o nadador trabalha a força, resistência, flexibilidade, coordenação motora, parte aeróbica, e ainda sem falar da parte lúdica que é a água”, concluiu.