< Voltar

Mestre de Aikido traz arte japonesa para cidade

Publicada dia 26/11/2020 às 14:35:48

Thaís Balielo

mestre-de-aikido-traz-arte-japonesa-para-cidade

Thaís Balielo


O paulistano Erik Garcia dos Santos se mudou recentemente para Santa Cruz do Rio Pardo e trouxe a arte marcial de origem japonesa chamada Aikido para a cidade. Ele está montando turmas para ensinar a arte na academia Chute Box. Faixa preta terceiro dan em Aikido, veterinário e nutrólogo, ele estava cansado de São Paulo quando surgiu a oportunidade de se mudar para o interior. Frequentador da cidade há 21 anos, devido ao sogro possuir um sítio na região, sempre teve vontade de morar no município.

Erik explicou que o Aikido é para defesa pessoal e não é uma arte competitiva. Criada pelo mestre japonês Morihei Ueshiba, ela é baseada em um estudo de golpes e defesa para todos os tipos de ataques. Para ataques com armas, torção, projeção. “Esta arte foi muito difundida quando surgiu o Steven Seagal no cinema. Ele é faixa preta sétimo dan e explorou bastante a arte nos filmes dele. Estou vindo de São Paulo, onde o Aikido já é bem conhecido”, diz.

O mestre lembra que esta arte é muito interessante para as mulheres, pois trabalham com o não uso da força. “Usamos a força do adversário contra ele mesmo. Se a técnica for bem aplicada, quanto mais forte for o adversário, pior será para ele. Além disso, são muitos movimentos inspirados nos movimentos da natureza. As crianças aprendem muito fácil essa arte. São muitos movimentos circulares e vamos no sentido da força do oponente para desloca-lo e projetá-lo”, relata.

A formação no Aikido começou com seis anos. “Meu pai começou a praticar quando eu tinha dois anos. Meu primeiro mestre foi o mestre do meu pai. Um mestre japonês excepcional. Muito criança, parei um tempo e voltei com 11 anos, parei novamente e voltei com 15 anos e então nunca mais parei. Já são quase 30 anos de prática de Aikido”, conta.

Erik se formou na faixa preta em 1999. Depois conseguiu a graduação para segundo dan em 2005 e o terceiro dan em 2012. Ensina a arte desde 2001 em uma academia em São Paulo junto do pai que é hoje quinto dan de Akido.