Cidade tem 3,8 mil crianças até 6 anos

Santa Cruz do Rio Pardo, município do interior de São Paulo, conta com um diagnóstico detalhado sobre a situação da primeira infância, baseado em 40 indicadores reunidos na plataforma “Primeira Infância Primeiro”, iniciativa da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. A ferramenta utiliza dados de fontes oficiais como IBGE, Ministério da Saúde, Ministério do Desenvolvimento Social e Inep, organizados com base na estratégia Nurturing Care, da Organização Mundial da Saúde (OMS), Unicef e Banco Mundial.
Segundo o levantamento, o município possui 3.843 crianças de 0 a 6 anos, o que representa 8,27% da população total estimada em 46.442 habitantes. Esse percentual é inferior à média nacional (8,92%) e superior à média do estado de São Paulo (8,01%).
Em 2023, 556 nascimentos foram registrados, sendo 69,96% de crianças brancas, 23,38% pardas, 6,12% pretas e 0,18% amarelas. A taxa de mortalidade infantil no período foi de cinco óbitos. A cobertura da atenção primária à saúde atingiu 100%, e 87,77% das gestantes realizaram pelo menos sete consultas de pré-natal, conforme a recomendação do Ministério da Saúde. O município também registrou 55 partos de mães adolescentes com até 19 anos.
O diagnóstico está estruturado em seis eixos principais: Demografia, Saúde, Nutrição Adequada, Parentalidade, Segurança e Proteção, e Educação Infantil. No eixo da Saúde, além dos dados pré-natais e de mortalidade infantil, constam indicadores sobre a cobertura vacinal. Em Nutrição, é possível consultar informações como o percentual de crianças com baixo peso ao nascer e a cobertura do Bolsa Família para famílias com crianças pequenas.