< Voltar

Jovem, ciclista santa-cruzense já compete na categoria de Elite

Publicada dia 20/02/2023 às 11:40:48

jovem-ciclista-santa-cruzense-ja-compete-na-categoria-de-elite

Giovana Dal Posso


Muitas pessoas costumam andar de bicicleta como um hobby – atualmente o ciclismo é uma das atividades físicas mais completas que pode existir, além de um meio de transporte acessível. Nos últimos anos, se tornou cada vez mais comum encontrar pessoas que pratiquem esse esporte no seu tempo livre. O que também não tão raramente acontece, são apaixonados pela prática que decidem subir um degrau e começarem a entrar no mundo do ciclismo profissional.

Uma dessas pessoas é o santa-cruzense Alan dos Santos, que com apenas 20 anos já se tornou um ciclista da categoria elite de. Sua história com o pedal começa há quatro anos, em 2019, onde como muitos, ele começou a pedalar como uma forma de lazer, segundo ele para se ocupar e se distrair, já que a prática estava presente em seu dia a dia. “Então pensei ‘porque não me ariscar e ir mais longe?’. Acabei tendo bastante apoio de meu pai nisso tudo, foi aí que tive meu início no ciclismo, e desde então são quatro anos nesse esporte que é literalmente meu dia a dia”, relata.

Alan começou a competir em janeiro de 2020, com ainda muito pouca experiência e alguns problemas técnicos em sua bicicleta. Em sua primeira vitória que para mim, o atleta conseguiu o terceiro lugar no pódio, que para ele valeu tanto quanto um primeiro. “Aí foi meu pontapé inicial nas corridas, a adrenalina, a luta, a vontade de vencer, um mix de emoções durante a prova, isso só alimentou minha paixão pelo Mountain Bike”, conta.

Por conta da pandemia, as competições foram canceladas, retornando apenas em 2021. Com o apoio de uma loja de ciclismo da cidade e de seus amigos, ele começou então a competir em provas na categoria Sub-25. “Nesse período eu ainda não tinha treinador, treinava apenas com meus amigos Thiago Beguetto e Karla Letícia, que sempre me incentivaram e me ajudaram a treinar principalmente nesse meu início. No início de 2022 corri uma maratona de 80 quilômetros onde me destaquei bastante, a partir daí consegui um treinador Rubens Matias da TrainingStrong, que vendo meu potencial acreditou em mim e começou uma parceria comigo me treinando para melhorar meu desempenho no esporte”, explica. “Com isso resolvi dar um salto maior, sair de minha categoria e brigar com os maiores, então sai da categoria Sub-25 e fui para a categoria Elite, sendo o nível mais alto dentro do esporte. Bem novo e com bem pouca experiência fui conquistando meu espaço entre os maiores da região, apenas no ano de 2022 tive 24 vitórias dentro da categoria e participei de grandes competições como Brasil Ride - Warm Up em Botucatu e Maratona MTB Sertões em Sertanópolis, prova com grande visibilidade em nossa região e até mesmo no Brasil”.

Para se manter apto para as competições, ele treina a semana toda, sendo cinco dias de treinos específicos na bicicleta e dois dias de musculação: “O ciclismo exige bastante dedicação e disciplina. Normalmente realizo os treinos de madrugada, então a rotina começa bem cedo. Começo as cinco da manhã em rotinas que vão de uma hora e meia até duas horas por dia durante a semana, e nos finais de semana são treino de mais de quatro horas”. Ele também relata que em um de seus treinos, chegou a percorrer 130 quilômetros, sendo o maior até agora de sua carreira. 

Buscando se desenvolver, Alan agora está em busca de patrocinadores. “Quero chegar cada vez mais longe, não apenas com as provas regionais, mas também as provas maiores, acho que nunca devemos desistir de nossos sonhos e sempre buscar chegar cada vez mais longe”, conta. Como o custo para essas provas acaba sendo meio alto, o ciclismo acaba sendo um esporte caro, já que a grande maioria das provas é a mais de 100 quilômetros de Santa Cruz e o custo para essas viagens, entre alimentação e combustível, acaba saindo do bolso dos atletas. 

“Caso alguém se interesse em me apoiar no esporte, tenho meu currículo esportivo, que conta com meus dados, um pouco de minha trajetória, e as provas que pretendo participar no ano de 2023. Estou em busca de novos patrocinadores para me ajudar a custear as viagens, assim estampando suas marcas em meu uniforme nas competições”, explica. Em seu Instagram, as pessoas podem entrar em contato diretamente com ele, assim como ver diversos registros e filmagens das competições da qual participa.