Febre do momento, Santa Cruz ganha aulas gratuitas de Beach Tennis
Você já deve ter ouvido falar no Beach Tennis, ou, Tênis de Praia. O esporte praticado em uma quadra de areia com raquete, bola e rede, pode ser disputado individualmente ou entre duas duplas, e tem como objetivo passar a bolinha para o outro lado por cima da rede com apenas um toque, sem deixar que ela caia do seu lado da quadra.
Relativamente novo, ele foi criado na Itália em 1987 e veio se profissionalizando, com suas regras padronizadas pela Federação Internacional de Tênis (ITF). Desde então, o número de atletas profissionais só cresce e vários campeonatos vêm sendo disputados ao redor do mundo.
O esporte chegou ao Brasil há menos de duas décadas, e é considerado uma mistura de diferentes estilos. Apesar de ter sido introduzido primeiramente em cidades litorâneas, o Beach Tennis pode ser praticado em qualquer cidade, desde que haja uma quadra de areia nivelada própria para isso - como foi o caso de Santa Cruz do Rio Pardo.
Recentemente, a Prefeitura Municipal anunciou que estaria adicionando à sua grade de esportes aulas gratuitas da modalidade. Segundo Marcos Willian Zanette, conhecido popularmente como ‘Batata’, a iniciativa surgiu através de parceria de leis de incentivo fiscal ao esporte. Dentre as oportunidades buscadas pelo setor de esportes, o Beach Tennis era uma das procuradas para trazer ao município.
Com o apoio de algumas empresas, o projeto atenderá crianças de sete a dezessete anos, duas vezes por semana, mas o objetivo é expandir e desenvolver a iniciativa cada vez mais. Apesar de já ter dias e horários de treinos fixos - às segundas e quartas-feiras, das 14h00 às 18h00 - certos detalhes ainda podem ser adaptados conforme o necessário.