< Voltar

Escola de futebol feminino tem início em Santa Cruz

Publicada dia 07/10/2021 às 10:40:37

escola-de-futebol-feminino-tem-inicio-em-santa-cruz

Thaís Balielo


O futebol feminino ganhou maior visibilidade nos últimos tempos com transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro pela TV aberta. Isso tem refletido em mais meninas interessadas em praticar o esporte. Em Santa Cruz do Rio Pardo, cidade já conhecida pelos títulos no futsal feminino, teve início recentemente às aulas e treinamentos de futebol de campo para meninas.

O projeto faz parte do programa “Talentos do Brasil” que existe na cidade há cinco anos juntamente do CAS (Clube Atlético Santa-cruzense). Domingos do Carmo, coordenador do projeto, revelou que já haviam jogadoras da equipe de futsal treinando futebol de campo, mas que a visibilidade fez crescer a procura e hoje já são 30 meninas treinando, entre 12 e 18 anos.

Domingos explicou que atualmente atendem nos projetos mais de 300 alunos entre 5 e 16 anos. O projeto Talentos Brasil recebe apoio da lei de incentivo ao esporte que reverte ICMS das empresas de Santa Cruz. Todos recebem uniformes de treinamento. As meninas começaram a treinar há dois meses, logo que houve a liberação dos jogos coletivos com a flexibilização das medidas da pandemia.

Um dos treinadores do projeto, Marcos Aurélio, conta que nunca teve futebol de campo feminino na cidade. Futsal abriu as portas para o interesse das meninas e agora o campo é a primeira turma da região. A estudante, Nicole de Aguiar Cirilo, 16, treinava futsal na escolinha feminina. Ela sempre gostou de futebol, mas reclama que é difícil conseguir turma para jogar. Já com as equipes de treino consegue praticar o esporte que gosta e aprender mais, com fundamentos, táticas.