< Voltar

Ciclistas realizam peregrinação à Aparecida há mais de 20 anos

Publicada dia 12/06/2024 às 15:30:31

ciclistas-realizam-peregrinacao-a-aparecida-ha-mais-de-20-anos

Matheus Braga


Há mais de 20 anos um grupo de ciclistas dedicados tem feito uma jornada épica de Santa Cruz do Rio Pardo até Aparecida, movidos por devoção, promessas e fé. A ideia nasceu em 2002, quando Claudio Henrique Cavazzani, Policial Militar e um dos idealizadores da peregrinação, foi convidado por um amigo para realizar uma viagem até Aparecida em cumprimento a uma promessa pela recuperação da saúde de seu irmão. Naquele ano, o grupo saiu de Ourinhos no feriado de Corpus Christi, pedalando pela Rodovia Raposo Tavares até chegar ao destino. A partir daquele ano, essa viagem anual se tornou uma tradição, continuando ininterruptamente até 2024.

A preparação para essa empreitada não é simples. O grupo treina durante todo o ano, com muitos dos ciclistas participando de competições e outros simplesmente desfrutando do ciclismo. À medida que a peregrinação se aproxima, eles intensificam os treinos, aumentando o volume e a quilometragem para garantir que estejam em condições ideais para enfrentar os desafios que a jornada impõe.

Em conversa ao Atual, Cláudio comenta sobre as maiores dificuldades de realizar a peregrinação: “Um dos maiores desafios são as quilometragens diárias de pedal, no primeiro dia são mais de 200 km, não temos ideia do que iremos encontrar, chuva, vento, frio, sol, pneus furados, problemas mecânicos, câimbra, desgastes físicos e mentais, quedas, tudo isso faz parte da peregrinação, uma boa preparação física e espiritual ajuda nos momentos de dificuldades”, afirma o policial.

Neste ano o grupo saiu de Jacarezinho (PR), passando por Santa Cruz do Rio Pardo e pedalando mais de 600 quilômetros em uma longa jornada que durou quase quatro dias, o idealizador garante que ao chegar em Aparecida, todo o esforço é recompensado. “É gratificante a chegada, emocionante, a superação dos desafios, o sentimento de dever cumprido, a fé, a devoção por nossa Senhora Aparecida nos motiva a fazer essa peregrinação”, pontua Claudio.

Para garantir que tudo corra bem, o grupo conta com um apoio logístico robusto. Neste ano, foram acompanhados por três veículos de suporte que transportavam bagagens, alimentos, frutas, lanches, além de oferecer suporte mecânico e médico quando necessário. Esse apoio é crucial para lidar com imprevistos e garantir a segurança e bem-estar de todos os participantes.

Assim, ano após ano, o grupo de ciclistas de Santa Cruz do Rio Pardo continua sua tradição, pedalando centenas de quilômetros movidos pela fé, pela promessa e pela inquebrantável vontade de alcançar Aparecida. A cada chegada, renovam seu compromisso e sua devoção, celebrando a união e a força que os mantém em movimento.