< Voltar

Aos 17 anos, fisiculturista representa Santa Cruz em competições

Publicada dia 05/09/2023 às 13:39:17

aos-17-anos-fisiculturista-representa-santa-cruz-em-competicoes


Assim como Ana Felicio, muitas outras pessoas tiveram a pandemia de Covid-19 como um ponto chave para iniciar ou intensificar a prática de exercícios e atividades físicas. Para a jovem de 17 anos, porém, a prática se transformou na paixão pelo fisiculturismo. Uma das modalidades que mais cresce atualmente, tanto entre homens como mulheres, o fisiculturismo é definido como uma prática que “que visa o desenvolvimento dos músculos corporais a partir da hipertrofia muscular, ou seja, aumento no volume da massa muscular”.

A adolescente conta que começou há dois anos, sem o objetivo de competir, conhecendo o fisiculturismo através de um amigo. Hoje, compete na categoria ‘Bikini’, alcançando o segundo lugar no campeonato “Copa Fitness Paraná”, promovido em Jacarezinho, no Paraná, em novembro do ano passado.  

Atualmente, Ana cursa o terceiro ano do Ensino Médio, e já se prepara para os vestibulares, onde busca cursar Nutrição. Apesar disso, ela não pensa em abandonar os treinos, pelo contrário, quer através da profissão conseguir ajudar e ensinar outras pessoas sobre como obter saúde através de uma alimentação saudável e não privativa.

O próximo campeonato será em São Paulo, no dia 25 de novembro, e a jovem agora busca patrocínio para ajudar a custear suas despesas, que começam muito antes da data. A rotina preparatória é extremamente regrada com horas de exercícios e alimentação controlada, e inclui gastos com trajes, locomoção, preparação corporal, alimentação e estadia. No último evento, o total do investimento feito girou em torno de cinco mil reais - e a estimativa para o próximo é de que seja mais caro. Além das aulas, estudos e treino, Ana realiza trabalhos como modelo para ajudar nas despesas.

Apesar de não muito conhecido no interior, a fisiculturista conta que o preconceito contra a prática vem diminuindo com o passar dos anos, assim como o investimento na categoria vem aumentando. Com a ajuda de seu coach, ela explica que encontra em Santa Cruz os espaços necessários para se exercitar, e compartilha sua rotina com seus seguidores no Instagram, através do @anafelicio.athlete.