< Voltar

Alunos da Afan e Braçadas do Futuro participam do Mês da Segurança Aquática

Publicada dia 13/12/2019 às 10:11:51

Divulgação

alunos-da-afan-e-bracadas-do-futuro-participam-do-mes-da-seguranca-aquatica


Novembro é considerado o Mês da Segurança Aquática. Por isso, para incentivo a práticas preventivas, os alunos da Escola de Natação Afan e Projeto Braçadas do Futuro participaram na última semana do mês de algumas atividades práticas.

Os atletas realizaram uma simulação de salvamento em que os mesmos tiveram que nadar vestidos e calçados, para perceberem a dificuldade para nadar nestas condições. Todas as atividades foram supervisionadas pelos professores Fernando César Boff e Thais de Paula. “O objetivo foi demonstrar que em situações de riscos não estaremos próximos e não teremos todos os equipamentos disponíveis aqui nas aulas”, disse Fernando.

O professor apresentou ainda alguns macetes, como fazer um colete salva-vidas com a própria calça. Os pais também acompanharam as atividades que foram realizadas durante dois dias com cada turma.

A iniciativa foi pautada na proposta do Inati (Instituto de Natação Infantil) de divulgar práticas adequadas em relação ao ambiente aquático para aumentar o nível de conscientização da população, diminuindo acidentes fatais, não fatais e suas sequelas, através de um esforço conjunto de entidades privadas e públicas.

O Projeto Natação Braçadas do Futuro foi lançado em junho do ano passado, e a iniciativa funciona por meio de recursos disponibilizados por empresas, através da Lei de Incentivo Fiscal, que possibilita o repasse de até 3% do ICMS para ações como o Braçadas do Futuro. O dinheiro é utilizado para oferecer gratuitamente treinamento, equipamento e infraestrutura técnica esportiva necessária para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos nadadores.