< Voltar

‘Basquete para Todos’ traz ensinamentos para além do esporte

Publicada dia 20/10/2023 às 20:57:05

-basquete-para-todos-traz-ensinamentos-para-alem-do-esporte


“O projeto busca criar um ambiente seguro e saudável para as crianças e jovens praticarem  esporte, desenvolver um senso de comunidade e pertencimento entre os participantes e despertar o interesse deles pelo basquete, incentivando a prática do esporte a longo prazo”. São com essas palavras que Dorival Storari descreve a iniciativa ‘Basquete para Todos’, da qual é coordenador.

Desde janeiro, crianças e adolescentes, dos oito aos vinte e um anos, treinam basquete no projeto voluntário que surgiu no começo de 2023, da necessidade de alguns jovens de encontrar um espaço que ensinasse o esporte. “Alguns meninos vieram até nós do time que jogou os Jogos Santa-cruzenses pedir para treiná-los, pois não havia mais treinos na cidade. Então os dois irmãos Matheus e Marcelo Silvestre vieram conversar para começar esses treinos. No início não tínhamos onde jogar, já que não podia usar o ginásio. Começamos na praça do Leônidas, onde ficamos por uns três meses, até que estruturamos o projeto formalmente no papel, e buscamos uma reunião com o prefeito Diego e Secretário de Esportes, Campanha, que decidiram apoiar, trazer o projeto para o Ginásio e dar o apoio, para competições, uniforme e material”, comenta. 

Assim, surgia então o projeto ‘Basquete para Todos’, que tem como objetivo promover o esporte para crianças e jovens de comunidades carentes, oferecendo a oportunidade de praticá-lo e desenvolver habilidades físicas e mentais, bem como valores de trabalho em equipe, disciplina e respeito. Ao todo, são mais de 40 participantes, compondo os times Sub-14, 16, 17 e 21, e um time adulto. 

“As aulas são projetadas para atender às necessidades específicas dos participantes, se adaptando à idade e nível de habilidade de cada um”, complementa Dorival. O projeto Basquete para Todos também realiza eventos especiais, como torneios e jogos amistosos, que permitem aos participantes testar suas habilidades e aprender com outros jogadores. Atualmente, ele busca parcerias com empresas locais, organizações sem fins lucrativos e outras entidades para ajudar a financiar e promover o projeto. “Já contamos com o apoio da prefeitura de Santa Cruz, mas através dessas parcerias, o projeto buscará fornecer uniformes e equipamentos para os participantes, além de cobrir os custos de aluguel de espaço e outros custos operacionais", explica. 

Além de Dorival e os irmãos Silvestre como treinadores, a iniciativa conta com o Fisioterapeuta Esportivo, João Pedro Beguetto, Fábio Moretti na área divulgação e busca de apoios, e Rafael Garcia no apoio e treino do time adulto. “Todos voluntários e sem nenhuma remuneração, apenas pelo amor ao esporte”, finaliza o treinador.