< Voltar

Empresa santa-cruzense aposta em energia solar

Publicada dia 29/05/2019 às 12:07:40

Renan Alves

empresa-santa-cruzense-aposta-em-energia-solar


Pensando em sustentabilidade, a Fazenda Botelho é uma das primeiras empresas de Santa Cruz do Rio Pardo a começar a trabalhar com energia fotovoltaica, ou seja, uma energia considerada mais limpa e autossuficiente, além de econômica.

O sistema de funcionamento começou a operar neste mês e, segundo o empresário Lourival Botelho, a energia solar suprirá 40% do total de energia utilizada na fazenda que atua com a produção de leite e derivados. “O sistema capta a energia solar, realiza a transformação em 110V ou 220V e coloca à disposição para utilização. O próprio sistema envia essa energia para a rede da CPFL que distribui para outros usuários e bonifica o proprietário com créditos”, detalha.

Caso a empresa produza toda a sua própria energia, a CPFL envia apenas a conta em seu valor mínimo. “Para atender 100% da empresa seria necessária à instalação de mil placas, mas de início foram instaladas 400 placas”, afirma.

Segundo Lourival, o empresário pode realizar um financiamento para implantar o sistema sustentável. “O valor que gastava na energia, paga-se o financiamento e em cinco anos já começa a ter o retorno investido”, detalha.

A medida foi estudada por quatro anos antes de ser colocada em prática e agora o empresário já pretende implantar também no Supermercado São Sebastião. “Desde governos anteriores a energia é muito cara, são muitos impostos, muitas tarifas e agora essas bandeiras amarelas e vermelhas. Quando nós produzimos a nossa própria energia, não existem taxas e além de tudo ainda beneficia a companhia, economizando água e outros fatores”, afirma.

Lourival orientou aos interessados a se preocuparem também com o local de instalação das placas. “Cada uma pesa cerca de 22 quilos, portando deve ser instalada em um telhado reforçado. Já estamos estudando aumentar o sistema da Fazenda, não recebemos a primeira conta ainda, mas já estamos notando a diferença”, finalizou.