< Voltar

Empresa de sabonetes caseiros cresce e vai para a indústria

Publicada dia 28/09/2021 às 14:08:04

empresa-de-sabonetes-caseiros-cresce-e-vai-para-a-industria


A santa-cruzense Talita Balielo de Carvalho iniciou uma empresa de sabonetes caseiros em 2018. O sucesso foi aumentando desde então, ela foi aumentando a variedade de produtos e recentemente modificou a maneira da fabricação. Agora seus sabonetes são fabricados em uma indústria em São Paulo, preservando suas fragrâncias e utilização de ingredientes naturais.

Formada em biologia, Talita teve a ideia da empresa quando foi se aventurar a fazer sabão com óleo de cozinha. Depois se interessou pelo tema e fez um curso para fazer sabonetes com óleos vegetais nobres e começou vendendo para familiares e amigos. “Sempre visando hábitos ecológicos e a educação ambiental, fiz um curso de cosmetologia natural e hoje também faço xampus e condicionadores sólidos. Uma alternativa bem mais ecológica, pois evita o uso de plástico, já que a reciclagem desse resíduo é muito baixa no Brasil, portanto a melhor alternativa é sempre evitar o plástico”, conta.

Talita explica que passou a industrializar a fabricação dos sabonetes, pois, com isso consegue realizar teste biológico em cada lote e passa a ter um controle mais eficiente da qualidade do produto final. “Conversei sobre a formulação dos sabonetes com a proprietária e farmacêutica responsável da empresa onde são produzidos e juntas fizemos algumas melhorias. Os cheiros são mais intensos que antes e a formulação em si ficou mais hidratante ainda. Tudo continua sendo natural e sem testes em animais”, salienta.

A criadora da Naturalita afirma que embalagens ecológicas sempre foram e sempre vão ser essenciais para a empresa. Hoje as embalagens são de papel reciclado com os sabonetes envoltos por celofane biodegradável ao invés do plástico. Ela explica que o celofane original é biodegradável como papel, mas que a maioria dos celofanes vendidos em papelaria são na verdade plástico.

Através da internet ela conseguiu aumentar suas vendas e atingir todo o País. Ela conta que já realizou vendas para 10 estados e mais o Distrito Federal. No início as vendas eram pelo Instagram, hoje são através do site www.naturalita.eco.br. Talita conta que o site está sendo remodelado e deve ter o novo lançamento em outubro.

Além dos sabonetes, que agora são feitos na fábrica, Talita ainda continua vendendo produtos de fabricação própria como xampus e condicionadores sólidos, desodorante e óleo facial. A ideia de Talita é industrializar mais produtos gradativamente. Ela afirma que deve iniciar a produção de protótipos dos xampus e condicionadores ainda esse ano.