< Voltar

Copa do Mundo deve movimentar economia santa-cruzense

Publicada dia 23/11/2022 às 14:03:53

copa-do-mundo-deve-movimentar-economia-santa-cruzense


Após quatro anos de espera, ela está de volta - um dos maiores eventos esportivos do planeta, a Copa do Mundo de 2022, realizada no Catar, traz expectativas de movimentação financeira para setores de varejo e alimentício. Segundo estimativas feitas pela Confederação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), indica que somente no varejo, a movimentação poderá chegar a R$ 4,21 bilhões no Brasil.

Mesmo a mais de 12 mil quilômetros de distância do país sede da Copa, os efeitos da “copalização” no comércio santa-cruzense já estão presentes. Lojas enfeitadas com bandeirinhas do Brasil, propagandas e promoções alusivas ao evento futebolístico, vuvuzelas, cornetas, entre muitos outros itens podem ser encontrados ornamentando as vitrines. 

Letícia Godoy é funcionária da loja Calçados São Lucas. Segundo ela, lá são comercializadas camisetas do Brasil e chinelos com a bandeira. No ano da Copa, a jovem explica que foram investidos também em calçados, peças de roupa e acessórios com as cores da bandeira nacional.

Sobre a expectativa de vendas, ela explica que os produtos pirateados, ou seja, os que são vestidos sem autorização de determinada marca ou proprietário, atrapalhou um pouco as vendas. “A expectativa quanto à venda das camisetas, por exemplo, era bem maior, infelizmente os oficiais não chegaram até as lojas físicas das pequenas cidades então optamos pelos modelos licenciados. O que atrapalha bastante as vendas é a pirataria, já que os produtos piratas são de fácil acesso e com o preço menor. Mas seguimos animados, decoramos a loja toda de verde e amarelo e disponibilizamos descontos em alguns itens”, explica.

Na fachada da loja, por exemplo, é possível avistar uma faixa com os escritos “Black da Copa até 40% de desconto”, referenciando a Copa do Mundo e a Black Friday, outro evento que movimenta a economia.

André Coxo, proprietário do Rancho do Espetinho, conta que todos esperam aumentar as vendas, principalmente no ramo alimentício. Em seu estabelecimento ele, assim como muitos outros comerciantes santa-cruzenses, estarão realizando a transmissão dos jogos do Brasil na copa do mundo, com atrações e sorteios.