< Voltar

Controle Financeiro: saiba como começar a organizar seus gastos

Publicada dia 07/01/2023 às 20:02:55

controle-financeiro-saiba-como-comecar-a-organizar-seus-gastos


Organizar as finanças pode ser um assunto delicado e complicado para muitas pessoas, afinal, a maioria é muito pouco instruída quando o assunto é educação financeira. Para quem quer começar a controlar a vida financeira, o especialista José Aparecido Sônego diz que o primeiro passo é saber exatamente quais são as suas receitas e despesas. “Não existem segredos, precisamos saber quanto ganhamos e termos parcimônia nos gastos. Para isso é importante iniciar com um orçamento, ou seja, relacionar todas as despesas de forma a enquadrar todos os gastos dentro das receitas”, explica. Para ele, quando os gastos são colocados no papel ou numa planilha é mais fácil visualizá-los. “Quando colocamos no papel ou numa planilha é mais fácil de visualizar onde estamos gastando, quais os gastos essenciais ou gastos supérfluos, onde posso cortar ou postergar gastos. Assim, gradativamente vamos adquirindo o hábito do controle e equilibramos a vida financeira.”

Um dos métodos para esse controle é chamado de “50-30-20”, que tem como intuito equilibrar a renda com os gastos e com a criação de uma reserva financeira. “O método 50-30-20 consiste em dividir as receitas disponibilizando 50% delas para os gastos fixos, 30% para os gastos variáveis e os 20% restantes para investimentos. O método é uma sugestão, cabe a cada indivíduo adaptá-lo dentro da sua realidade”, aconselha o especialista.

Durante o mês de dezembro, muitas pessoas acabam extrapolando os limites de gastos de diversas maneiras, com presentes, viagens e os demais consumos incentivados pela época do ano, não se leva em conta os gastos de início de ano como IPTU, IPVA, matrículas e materiais escolares e afins. Nesses casos, para reequilibrar as finanças, Sônego esclarece que é preciso primeiramente evitar gastos desnecessários e iniciar o ano fazendo um orçamento colocando no papel as despesas, ter perseverança e foco no controle.

Para ter um novo ano com as finanças organizadas, ele diz que nunca é tarde demais para começar a se planejar. “Relacione suas despesas, busque enquadrá-las dentro das suas receitas. Seja proativo, perseverante e determinado em permanecer dentro do planejamento. Utilize um método, como por exemplo 50-30-20. Os 20% para investimentos usá-lo para formar uma reserva emergencial, planos futuros e quitação de dívidas. Caso tenha dívidas no cheque especial, cartão de crédito e empréstimos, busque alternativas de negociação e quitação delas, sempre dentro das suas possibilidades orçamentárias”, finaliza.