< Voltar

Cheque vem caindo em desuso, mas ainda resiste

Publicada dia 12/05/2022 às 11:37:31

cheque-vem-caindo-em-desuso-mas-ainda-resiste


Quem nasceu no fim dos anos 90 provavelmente nunca usou talão de cheques – ou mesmo esteve com um em mãos. Contudo, antes disso, as folhas eram uma forma de pagamento bem popular no Brasil. Apesar de ser utilizado por uma pequena porcentagem, o cheque ainda resiste a era dos cartões e do PIX.

O uso de cheques no Brasil caiu 23,7% em 2021 em relação a 2020, de acordo com dados da Federação Nacional de Bancos (Febraban). Ao todo, foram compensados 218,9 milhões de cheques, o menor valor da série histórica e uma queda de 93,4% em relação a 1995, primeiro ano de medição.

Um dos motivos pelos quais os cheques ainda são utilizados em 2022 é seu uso como caução – quando é necessário deixar uma garantia em uma negociação. O cheque também segue sendo comum para algumas pequenas empresas que aceitam o pagamento pré-datado, que é aquele que será compensando somente um tempo depois da data da compra.

Além disso, o pagamento por cheque às vezes é mais atrativo para os empreendedores, pois não têm o custo operacional cobrado pelo uso das maquininhas de cartão e ainda podem repassar a folha para pagar fornecedores. Muitos também preferem o cheque para parcelamentos, evitando consumir o limite dos cartões de crédito. Além disso, algumas pessoas ainda optam pelo cheque por conta da falta de familiaridade com os meios de pagamento eletrônicos. 

A bancária Cibeli Lima admite que o uso do cheque é muito menor que antigamente, mas o uso ainda é comum principalmente entre produtores rurais e idosos. “O público mais jovem não usa. Alguns não sabem nem como preencher uma folha. Quem ainda usa cheque, utiliza a maior parte para parcelamento e pré-datado, para outros pagamentos do dia a dia usam outros meios”, diz.

A comerciante Ana Carolina Garcia revelou que aceita cheques e ainda usa. Apesar de o volume ser pequeno, cerca de 5% dos pagamentos, ela ainda aceita mediante consulta para evitar inadimplência. “Temos clientes que preferem o cheque, principalmente para parcelar. Tem a vantagem de não ter gasto com a taxa da máquina, mas também é preciso tomar cuidado para não receber cheque sem fundos, por isso aceitamos sob consulta e de clientes frequentes”, relata.

Apesar de fazer uso dos meios digitais como cartões e PIX, Ana Carolina ainda utiliza cheque para fazer pagamentos. Ela vê a vantagem, principalmente para pagar seus fornecedores, pois evita ocupar o limite do crédito e também consegue algum prazo, diferente do pagamento no débito ou PIX.