Jornal Atual
< Voltar

Santa-cruzense registra igrejas por onde passa

Publicada dia 10/11/2021 às 15:24:51

santa-cruzense-registra-igrejas-por-onde-passa


Nas redes sociais do santa-cruzense Tiago Cachoni é possível ver uma série de fotos de igrejas de diversas cidades da região e de outros locais do País. No entanto, não é a espiritualidade ou religião que o move, mas sim o interesse histórico e arquitetônico nos prédios. Formado em direito, funcionário público há 15 anos, Tiago voltou aos bancos universitários para cursar história e isso despertou o interesse por prédios históricos, que incluem as igrejas.

Também apaixonado por viagens, por onde passa registra as igrejas em fotos. “Gosto muito de história do Brasil, vejo a importância que a igreja católica teve na formação do país, desde o ‘descobrimento’ as embarcações já vieram trazendo cruzes representando a igreja. Até o formato das nossas cidades tem ligação com a igreja. Toda cidade começa com uma igreja, a praça central e depois vai se formando a povoação”, explica.

A arquitetura também desperta o interesse de Tiago. “Muitas igrejas são uma preciosidade arquitetônica. Meu interesse é nessa linha, não é uma questão religiosa ou espiritual, até porque sou ateu. Fiz trabalho na faculdade sobre a questão arquitetônica de igrejas, é uma coisa que me desperta cada vez mais interesse”, revela.

O funcionário público e estudante de história gosta de viajar de moto com a namorada pela região ou até distâncias maiores. “Gosto de sair de moto com minha namorada e vamos parando em pontos turísticos, históricos e nas igrejas, mais na curiosidade de conhecer mesmo. Pesquiso sempre sobre a cidade que passo, nem que seja apenas algo no Google ou Wikipédia, como o porquê do nome, quando foi a fundação, vou ao centro, onde a cidade começou e tiro fotos, inevitavelmente vai tirar foto da igreja porque todas as cidades começam com a igreja”, argumenta.

Sobre as igrejas que mais gostou de conhecer ele relata as preferidas da região. “Timburi tem uma igreja linda toda de pedra. Igreja de Lupércio, fiquei impressionado com a arquitetura, Marília também é muito bonita, são as três que gosto mais da nossa região. Porém, não acho que fui em tantas cidades, quero ir em mais. Quero conhecer desde Canitar ao Rio de Janeiro, de Sodrélia até Manaus, passando pelo sertão do nordeste. Apesar de todos os problemas, o País tem uma riqueza cultural gigantesca. E gosto de registrar tudo, uma mania que herdei da minha mãe de tirar foto de tudo”, brinca o filho da fotógrafa Renata Cachoni.