Jornal Atual
< Voltar

Santa-cruzense está concorrendo em concurso de pitmaster

Publicada dia 18/02/2021 às 10:24:52

santa-cruzense-esta-concorrendo-em-concurso-de-pitmaster

Thaís Balielo


Psicóloga e especialista em transtornos alimentares, Estefânia Lorenzetti agora está se descobrindo em outra área. Ela é uma pitmaster. O termo se refere a mulher que faz churrasco americano, ou american barbecue. A santa-cruzense está participando de um concurso para fazer parte da equipe de pitmasters da empresa Artmil. A empresa fabrica os equipamentos pitsmoker necessários para este tipo de churrasco de defumação.

Estefânia conta que ela com o fechamento de tudo no início da pandemia e com tempo ocioso, aceitou o convite do amigo e empresário Leo Spigariol da DeCabron para fazer vídeos de receitas com produtos da marca. “Ele sabia que gostava de cozinhar e me fez esse convite. Depois, em outubro fui fazer um curso de american barbecue, que é praticamente a defumação. Precisa de um equipamento especial chamado de pitsmoker e me apaixonei pela técnica. Sempre gostei de cozinhar, sempre gostei de carne e sempre gostei de ver a transformação do alimento dentro da cozinha. Essa técnica é puramente transformação. As vezes pega um corte que não é considerado nobre e aquilo se transforma em uma coisa espetacular que você nunca comeu antes. É uma explosão de sabor. Aquilo fez muito sentido para mim”, revela.

Estefânia afirma que foi “paixão ao primeiro curso” e passou a seguir profissionais e pedir para trabalhar em eventos ajudando no pit. No final de 2020 conseguiu seu equipamento pitsmoker e passou defumar para amigos e familiares, fazendo a alegria de todos.

“Quando abriu a inscrição para o concurso da Artimil eu fiquei louca querendo participar. Fiz um vídeo e me inscrevi no concurso. Eles têm um time de homens e estão em busca de uma mulher para integrar o time de pitmasters. Se ganhar este concurso serei a primeira mulher brasileira a trabalhar exclusivamente com o american barbecue”, conta.

O concurso consiste em três etapas. A primeira é a seleção do vídeo. Já selecionada, Estefânia agora está na segunda etapa que é a votação popular. Para ser uma das finalistas ela precisa de curtidas em seu vídeo que está no perfil @artmiloficial no Instagram.

As três finalistas participarão de uma grande final na sede da Artmill na cidade de Cerquilho dia 6 de março onde deverão preparar e apresentar três cortes do BBQ escolhidos e fornecidos pela organização. Uma Comissão julgadora formada por três jurados fará o julgamento às cegas levando em conta critérios como: sabor, textura, apresentação e criatividade. A vencedora ganha um contrato de 1 ano com a Artmill com participação garantida em cursos e eventos promovidos pela marca, além de outros prêmios

O BBQ – O churrasco americano é basicamente a transformação da carne. “Usamos lenha frutífera e carvão. A fumaça que a lenha faz é um ingrediente. Ela imprime um sabor na carne. Cada lenha trará um sabor diferente para a carne. O american barbecue exige muita técnica. Além do controle da temperatura do pitsmoker, cada corte tem uma temperatura para ser tirada. Exige paciência, técnica, e muita resistência. Há cortes como o brisquete (ponta de peito) que leva até 14 horas de fogo e fumaça para ficar pronto”, revela.