Jornal Atual
< Voltar

Santa-cruzense é finalista em concurso de pitmaster

Publicada dia 02/03/2021 às 17:27:29

santa-cruzense-e-finalista-em-concurso-de-pitmaster

Thaís Balielo


Psicóloga e especialista em transtornos alimentares, Estefânia Lorenzetti agora está se descobrindo em outra área. Ela é uma pitmaster. O termo se refere a mulher que faz churrasco americano, ou american barbecue. A santa-cruzense acabou de ser selecionada como uma das três finalistas de um concurso para fazer parte da equipe de pitmasters da empresa Artmil. A empresa fabrica os equipamentos pitsmoker necessários para este tipo de churrasco de defumação.

Concorrendo pela primeira vez e disputando com pitmasters experientes, Estefânia está muito feliz com sua votação e ansiosa para a grande final. Caso vença o concurso, ela será a primeira mulher a integrar um time de pitmasters no Brasil.

A descoberta da paixão pela defumação se deu através da pandemia. Ela conta que o tempo ocioso a fez aceitar um convite para fazer vídeos de receitas em parceria com a empresa De Cabron. Em outubro de 2020 ela resolveu fazer um curso de american barbecue, que é basicamente defumação como o equipamento pitsmoker. Então se apaixonou pela técnica.

“Sempre gostei de cozinhar, de carne e de ver a transformação do alimento dentro da cozinha. Essa técnica é puramente transformação. Às vezes pega um corte que não é considerado nobre e aquilo se transforma em uma coisa espetacular que você nunca comeu antes. É uma explosão de sabor. Fez muito sentido para mim”, revela.

Estefânia afirma que foi “paixão ao primeiro curso” e passou a seguir profissionais e pedir para trabalhar em eventos ajudando no pit. No final de 2020 conseguiu seu equipamento pitsmoker e passou defumar para amigos e familiares, fazendo a alegria de todos.

O concurso consiste em três etapas. A primeira é a seleção do vídeo. Depois os vídeos passam pela votação popular através de curtidas no Instagram. Agora entre as três finalistas, ela participará da última etapa no dia 6 de março na cidade de Cerquilho (SP). Onde deverá preparar e apresentar três cortes do BBQ escolhidos e fornecidos pela organização.

Uma comissão julgadora formada por três jurados fará o julgamento às cegas levando em conta critérios como: sabor, textura, apresentação e criatividade. A vencedora ganha um contrato de um ano com a Artmill com participação garantida em cursos e eventos promovidos pela marca, além de outros prêmios O BBQ – O churrasco americano é basicamente a transformação da carne. “Usamos lenha frutífera e carvão. A fumaça que a lenha faz é um ingrediente. Ela imprime um sabor na carne. Cada lenha trará um sabor diferente para a carne. O american barbecue exige muita técnica. Além do controle da temperatura do pitsmoker, cada corte tem uma temperatura para ser tirada. Exige paciência, técnica, e muita resistência. Há cortes como o brisquete (ponta de peito) que leva até 14 horas de fogo e fumaça para ficar pronto”, revela.

Receita

Tiras de frango empanadas

  • 1 peito de frango cortado em tiras;
  • 2 limões espremidos;
  • 30 ml de molho de soja (shoyu);
  • 1 xícara farinha de rosca;
  • 2 colheres queijo parmesão ralado;
  • 1 ovo;
  • Arroz soltinho pra montar o prato;

Sugestão de tempero

  • Dry Rub Frango De Cabrón;
  • Sweet Chilli Tradicional De Cabrón.

Modo de Fazer

Tempere as tiras de frango com Dry Rub Frango. Adicione dois limões espremidos e reserve. Misture 2 colheres de queijo parmesão ralado à farinha de rosca. Para empanar: Passe as tiras de frango no ovo e depois empane na mistura de farinha de rosca e parmesão. Frite. Sirva com arroz soltinho e Sweet Chilli Tradicional De Cabrón.