Jornal Atual
< Voltar

Relíquias dos Pastorinhos atrai fieis em Santa Cruz

Publicada dia 13/04/2022 às 10:47:13

reliquias-dos-pastorinhos-atrai-fieis-em-santa-cruz


No último domingo, 3, aconteceu em Santa Cruz do Rio Pardo um evento religioso importante para os católicos. A Paróquia Nossa Senhora de Fátima recebeu as Relíquias dos Três Pastorinhos. As relíquias são oriundas de Portugal e foram trazidas pelo pároco Frei Bruno Moreira e alguns fieis que cruzaram o oceano para buscá-las.

As festividades da chegada das relíquias incluíram um sobrevoo de helicóptero pela cidade, um encontro no portal de entrada da cidade, um passeio em carro aberto pela cidade até a paróquia Nossa Senhora de Fátima onde ocorreu uma missa campal celebrada pelo bispo Dom Eduardo. O prefeito Diego Singolani e outras autoridades também acompanharam o evento que teve apoio da Prefeitura. A missa ocorreu na praça Carlos Queiroz, em frente à igreja e ficou tomada de fieis.

Segundo a fé católica, os três pastorinhos portugueses presenciaram várias aparições de Nossa Senhora na cidade portuguesa de Fátima, a 130 quilômetros de Lisboa, há mais de 100 anos. São poucas as cidades do Brasil que possuem estas relíquias e agora Santa Cruz é uma delas.

Relíquias são fragmentos de caixões ou de roupas de sepultamentos dos pastorinhos Lúcia, Francisco e Jacinta. Em 1917, as três crianças, então com 10, 9 e 7 anos, viram a Santa católica e receberam profecias e segredos. As relíquias que agora estão em Santa Cruz são de Jacinta e Francisco.

Frei Bruno explicou que o desejo de receber estas relíquias é antigo na paróquia e outros freis já tentaram. Frei Bruno escreveu uma carta a Fátima, onde há um órgão oficial católico que cuida das relíquias e da santificação dos pastorinhos. A carta também foi assinada pelo bispo dom Eduardo. Assim que recebeu a notícia que havia conquistado duas relíquias, o frei passou a organizar a viagem para buscar as peças e a chegada delas na cidade. Por serem itens muito delicados e importantes, não existia a possibilidade de serem enviadas, mas apenas recolhidas pessoalmente.

As relíquias ficarão definitivamente na paróquia, mas ainda devem percorrer todas as paróquias da região. Elas também serão peças importantes para as festividades de 13 de maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima. O próximo objetivo de Frei Bruno é conseguir o título oficial de Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima para a paróquia. Já conhecida como Santuário, agora é necessário conseguir o título oficialmente. Para isso serão necessárias algumas adequações na igreja.