Jornal Atual
< Voltar

Praça em reforma homenageia constitucionalistas e expedicionários

Publicada dia 29/07/2022 às 10:31:56

praca-em-reforma-homenageia-constitucionalistas-e-expedicionarios


A praça Coronel José Eugênio Ferreira ou Praça dos Expedicionários, que está em reforma atualmente, já homenageou os soldados combatentes da Segunda Guerra Mundial e os combatentes da Revolução de 32. Ela vinha sendo usada como uma espécie de lanchódromo e agora está passando por um processo de restauração e modernização.

Celso Prado, historiador, relatou que no antigo Mapa urbano santa-cruzense, início dos anos 1940, apresenta naquele lugar a entrada para um Estádio de Futebol que veio a ser ocupado pela Associação Atlética Santacruzense em lugar do extinguido Comercial Futebol Clube, à atual avenida Clementino Gonçalves, onde fica a atual praça José Eugenio e fundos da Escola Leônidas do Amaral Vieira.

No ano de 1940, o então prefeito municipal, Leônidas Camarinha, pretendeu um estádio municipal na atual Praça São Sebastião e adjacências, para isso lançando mão de pacote desapropriatório de terras, para fins diversos e de utilidade pública - Decreto-Lei Municipal nº. 12, de 20 de dezembro de 1940. A Associação Atlética Santacruzense deixou o local indo próximo ao Rio Pardo, e o local virou uma praça no final da Euclides da Cunha e início da Clementino Gonçalves – tipo cotovelo.

“Com o fim da Segunda Guerra Mundial, aquele cotovelo foi transformado em ponto de encontro dos Expedicionários e aposentados para jogos de cartas – truco, caxeta e outros, sendo extraoficialmente denominado Praça dos Expedicionários ou dos Aposentados, com algumas árvores tipo bosque”, diz.

Em 1960 o Prefeito Onofre Rosa de Oliveira deu ao lugar a denominação de Praça Coronel José Eugenio Ferreira, e o Prefeito Carlos Queiroz, no ano de 1967 para 1968 nomeou Comissão e instalou na Praça o monumento aos soldados expedicionários – pracinhas na dita praça Cel José Eugenio Ferreira.

Posteriormente, o Prefeito Aniceto Gonçalves baixou decreto para colocar o Obelisco em memória dos Constitucionalistas de 1932, dentro da Praça Expedicionários. Este obelisco tinha uma placa de bronze em homenagem aos soldados santa-cruzenses de 1932, a placa sumiu e o obelisco desmoronou quando uma coluna e placa de propaganda caiu sobre ele.

“Interessante que o Carlos Queiroz colocou lá o monumento aos pracinhas santa-cruzenses, sem nenhum ato oficial a não ser a comissão que ele nomeou para aqueles fins. Já o prefeito Aniceto fez o decreto colocando o obelisco na mesma praça, mas, citando-a como Expedicionários que oficialmente não existe”, aponta.