Jornal Atual
< Voltar

Praça dos Expedicionários é inaugurada após revitalização

Publicada dia 30/01/2023 às 13:14:00

praca-dos-expedicionarios-e-inaugurada-apos-revitalizacao


Na última quinta-feira, 26, a Praça Coronel José Eugênio Ferreira foi oficialmente inaugurada após a sua revitalização.  Segundo Renata Sartori, Secretária da Cultura de Santa Cruz do Rio Pardo, o processo do desenvolvimento começou em 2021, com a retirada dos trailers que estavam no local, e após isso passou por uma extensa reforma.

“A praça foi inaugurada em 1960 e batizada como Coronel José Eugenio Ferreira. Em 1968 foi construído o monumento e a instalação da placa em homenagem aos pracinhas santa-cruzenses. Apesar do nome oficial da praça não ser Praça dos Expedicionários, foi com esse nome que a praça realmente ficou conhecida”, conta. Ela explica que foi realizada uma pesquisa histórica a respeitos dos soldados, para que a cidade conheça, não só por nome, mas por fotos e por dados, quem foram eles.  “Os painéis expositivos e os pórticos instalados contam um pouco do que foi a guerra e a entrada do Brasil bem como temos a ficha técnica das pracinhas. Um reconhecimento público do município aos seus heróis de guerra”.

Além das autoridades santa-cruzenses tradicionais, estavam presentes também no local Paulo Henrique de Souza, da Associação de Veteranos de Pirassununga e Magno Feckner, Subtenente do Tiro de Guerra, assim como munícipes e familiares dos pracinhas.

Carlos Henrique Orlando é proprietário da Banca do Jabá, que fica localizada na praça. Ele conta que apesar do período turbulento que foi a época da reforma, havia uma expectativa que de que o ambiente fosse melhorar – promessa que segundo ele foi cumprida. Como o estabelecimento teve que ser movido do lugar, ele conta que tudo foi resolvido entre ele e os responsáveis, chegando em acordo com um lugar que ficassem bom para ambos os lados. Sobre a localização, ele ressalta que “ficou bom para todo mundo, não só para a banca ou o prefeito, mas sim para a população de Santa Cruz”. Ele se encontra animado com as mudanças, e espera que o projeto de revitalização possa acontecer também em outras praças.