Jornal Atual
< Voltar

NUSHU será apresentada pela primeira vez no Palácio da Cultura

Publicada dia 28/06/2024 às 10:37:32

nushu-sera-apresentada-pela-primeira-vez-no-palacio-da-cultura


Comemorando os 10 anos do grupo colombo-brasileiro Cuerpo Abierto Teatro, sua mais recente criação, NUSHU, será apresentada pela primeira vez no Palácio da Cultura Umberto Magnani Netto. A apresentação acontecerá no dia 30 de junho de 2024. Os ingressos – gratuitos - podem ser retirados na bilheteria do teatro.

“Esse espetáculo é resultado de uma pesquisa iniciada em 2019 que visava dar voz e corpo a histórias de mulheres atravessadas por séculos e marcadas pelo patriarcado. O que era inicialmente uma narrativa de histórias alheias foi se tornando um relato marcado por minhas autorreferências – e de minhas ancestrais – partindo do mais particular para buscar lançar luz ao coletivo e a histórias compartilhadas” fala Camila Scudeler, dramaturga e atriz do espetáculo.

“Assim fomos entretecendo narrativas em busca de histórias soterradas próprias e alheias, revisitando nossas ancestrais, pesquisando e trazendo memórias que vieram à superfície para, por fim, serem reveladas”, explica César Amézquita, diretor de NUSHU.

A oficina intitulada MEU CORPO (a minha casa), MINHA HISTÓRIA (a minha cidade) surge como desdobramento do projeto NUSHU - espetáculo de Cuerpo Abierto Teatro dirigido por César Amézquita, atuação e dramaturgia de Camila Scudeler.

Resultante de um processo de pesquisa de mais de dois anos, nesse espetáculo solo ficção e realidade se misturam em um espelho de mulheres - e suas histórias -, refletidas e remarcadas por ícones da música brasileira. A ideia é trazer para o palco as histórias pessoais e ficcionais de atores e / ou atrizes que estarão integrados com suas histórias a partir do feminino; Buscamos, a partir de uma etnografia pessoal, construir uma encenação poetizada que dê conta das alegrias, dores, perdas, fracassos, triunfos e esperanças dessas mulheres; todos eles ligados ao seu corpo como espaço vital, à sua casa como espaço de convívio e à cidade de Santa Cruz de Rio Pardo como lugar de construção de sonhos, desejos, metas e sociedade.