Jornal Atual
< Voltar

Doceria mantém bolo tradicional de amendoim desde 1981

Publicada dia 14/04/2021 às 11:32:37

Pedro Figueira

doceria-mantem-bolo-tradicional-de-amendoim-desde-1981

Thaís Balielo


A Doceria Santana de Santa Cruz do Rio Pardo é conhecida, principalmente, pelo “bolo de amendoim do Alberico”. A receita agrada muitos, e é motivo de saudades para quem já não mora mais na cidade. Com isso, sempre tem alguém comprando o bolo para levar para algum santa-cruzense nos mais diversos pontos do País.

Alberico Cezar Teixeira trabalhou fazendo os bolos da doceria até os 79 anos, quando finalmente se aposentou e deixou a administração da doceria e a receita tradicional para o filho Fábio Teixeira. Alberico morreu, aos 90 anos, em junho de 2017.

Fábio, hoje com 52 anos, conta que o pai começou na confeitaria ainda na adolescência, por grande influência da avó e tias. Natural de Fartura, Alberico se mudou para Santa Cruz em 1951, quando trabalhou muitos anos na companhia do irmão mais velho José Gonçalves Teixeira.

No ano de 1981, ele então adquiriu a Doceria Santana fundada por Elpidio Toledo, já na rua Benjamim Constant. Após quase 40 anos, a doceria mudou de endereço, e hoje fica à rua Quintino Bocaiuva.

Fábio ouvia o pai contar que a receita do bolo de amendoim foi trazida pelas suas tias da cidade de Bernardino de Campo. Além de Alberico, seus irmãos José e Antônio também faziam a receita tradicional.

Alberico criou os sete filhos através dos bolos da doceria e da parceria com a esposa Benedita dando o suporte em casa. Cinco dos filhos trabalharam com ele por algum período, mas com o tempo foram tomando rumos diferentes em outras atividades.

O filho Sandro permaneceu desde 1981 até 2009 como braço direito de Alberico. Fábio também esteve junto desde o início e a partir de 2009 passou a ser o único da família que permanece no negócio, com a ajuda das colaboradoras. “Desde 1994 divido as atividades com a advocacia, e confesso estou exausto”, revela.

Fábio relata que as receitas tradicionais foram mantidas, porém, novas receitas foram integradas e sempre estão em busca de novidades. Além do carro chefe bolo de amendoim, a doceria tem outras receitas clássicas muito procuradas como bolo de coco, pudim de queijo, mãe do brigadeiro, pudim de padaria, bombas de creme, bombocado, e muitas outras. Os salgados também são referência, segundo Fábio. Ele conta que as empadinhas, que são muito consumidas, a receita e modo de fabricação são os mesmos há 40 anos.

Fábio acredita que o bolo de amendoim possa ser o mais consumido na cidade. “Ele é de conhecimento público há muitas gerações e é consumido por todas as idades. Esse bolo já foi para todo o Brasil, para Manaus, cidades do Mato Grosso, Curitiba, Minas Gerais, Goiás, entre outras, sempre levado por pessoas de Santa Cruz”, relata.

Ele conta que, recentemente, recebeu antigos moradores da cidade que hoje residem nos Estados Unidos e foram buscar o saudoso bolo de amendoim. “Ressalto que esse bolo é de uma simplicidade ímpar, mas o seu conteúdo mais precioso, além do próprio amendoim, é o amor. Os elogios que recebemos por esse produto é o que nos faz permanecer, pois todos amam esse bolo. Há pessoas que passam pela Doceria por um simples pedaço de bolo de amendoim”, afirma.

Receita

Bolinho de chuva com chocolate e banana

Ingredientes

  • 2/3 de xícara (chá) de leite;
  • 4 colheres (sopa) de óleo;
  • 2 ovos;
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo;
  • 1 colher (café) de fermento em pó;
  • 4 colheres (sopa) de açúcar;
  • 3 colheres (sopa) de chocolate em pó;
  • 2 bananas em rodelas;
  • Óleo para fritar;
  • Açúcar e canela em pó para passar.

Modo de preparo

Em uma tigela, misture o leite, o óleo e os ovos até homogeneizar. Adicione a farinha, o fermento, o açúcar, o chocolate e misture até formar uma massa homogênea. Retire porções da massa, coloque uma rodela de banana no meio e modele bolinhas. Frite, aos poucos, em óleo quente até dourar. Escorra sobre papel-toalha e passe por açúcar e canela misturados. Sirva em seguida.