Jornal Atual
< Voltar

Deputado quer que ‘vira-lata caramelo’ se torne manifestação cultural no Brasil

Publicada dia 27/04/2023 às 12:34:47

deputado-quer-que-vira-lata-caramelo-se-torne-manifestacao-cultural-no-brasil


Com o objetivo de promover a adoção de cães vira-latas, incluindo os caramelo, o deputado federal Felipe Becari (União Brasil) apresentou um Projeto de Lei (PL 1897/2023) que busca reconhecer a expressão "vira-lata caramelo" como manifestação cultural imaterial do Brasil. O deputado argumenta que essa expressão é amplamente utilizada no país para se referir a um dos cachorros mais populares e queridos. 

Além de incentivar a adoção de cães vira-latas caramelo, a proposta de lei também busca combater o preconceito que esses animais ainda sofrem por serem considerados "menos nobres" por algumas pessoas. O partido destaca que os vira-latas caramelo são tão inteligentes, leais e adoráveis quanto outros cachorros, sendo também  mais resistentes a doenças, uma vez que têm menos propensão a problemas genéticos comuns em cães de raça pura .

A proposta ainda menciona o meme que circulou nas redes sociais durante o lançamento da cédula de R$ 200, em que os internautas pediam que o lobo-guará fosse trocado pelo cachorro caramelo, e que a campanha usou a imagem de uma cachorrinha de Porto Alegre chamada Pipi, que desapareceu e nunca foi encontrada pela tutora.