Jornal Atual
< Voltar

Campeonato de pipa estreita laços entre pai e filho

Publicada dia 16/08/2023 às 15:45:06

campeonato-de-pipa-estreita-lacos-entre-pai-e-filho


A pipa nasceu na China antiga por volta de 1200 a.C., feitas de seda e bambu - já o primeiro relato escrito sobre pipas empinadas é de cerca de 200 a.C. Naquela época, dados escritos relataram sobre pipas tão grandes que eram capazes de transportar um homem no ar. Movimentos e cores das pipas eram mensagens transmitidas à distância entre destacamentos militares.

No século XXI, na Europa, as crianças e adultos já brincavam com pipas. Elas também foram usadas em prol da ciência: Benjamin Franklin, cientista norte-americano, usou uma pipa presa com um fio metálico para provar que os raios são descargas elétricas, levando à criação do para-raios, em meados de 1750.

Milênios se passaram, e por mais que os objetivos mudaram, a tradição ainda continua. Esse é o caso de Pedro Paulo de Lima e seu pai,  Pedro Tavares de Lima, que desde a infância empinam pipa juntos. 

 

“Tudo começou com essa brincadeira de pipa com o meu pai. Desde a infância dele, já gostava. Aí ele veio me ensinando a soltar pipa, e é uma brincadeira que você se distrai”, conta o filho. Atualmente, os dois competem juntos em campeonatos em diversas cidades. “Nós  sempre vamos para festivais em cidades de fora, como Osasco, Bauru, Rio Claro, Jaú. Sempre fazem festivais com acesso liberado pela prefeitura, tudo organizado certinho”.

Ele explica que nessas ocasiões, chega-se a reunir mais de 500 pessoas, com o único propósito de empinar pipas. “É uma brincadeira que não tem o que explicar. Você se distrai, se sente livre,  esquece de tudo. A pipa é uma brincadeira que se desenvolve muitos dons de emoção e alegria, você se esquece de todos os problemas, algo muito divertido e gostoso. Você se sente confortável, livre do estresse”, complementa. “Você só olha pro céu e vê aquele punhado de pipa, aquele punhado de pessoas dando risada, brincando, conversando”.

Para ele, é uma atividade que pais podem realizar mais com seus filhos. “É uma coisa que muitos poderiam pegar o filho e levar, isso faz com que fique longe do celular, do computador, dessas coisas. Uma brincadeira que pode mudar muito as pessoas, até para quem é depressivo, soltar uma pipa ajuda a se sentir melhor. Eu recomendo para todos, pegar uma pipa, erguer com o filho, com o amigo, com o pessoal que você vai se sentir confortável e livre”, finaliza.