APAE de Santa Cruz conquista título nas Danças Folclóricas do Festival Nossa Arte
Matheus Braga
A APAE de Santa Cruz do Rio Pardo trouxe mais uma importante conquista para a cidade. O grupo foi premiado com o primeiro lugar nas Danças Folclóricas do Festival Nossa Arte XVI, realizado em São José do Rio Preto, entre os dias 6 e 8 de agosto.
A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) é uma organização social que promove atenção integral às pessoas com deficiência, com foco naquelas com deficiência intelectual e múltipla. A vitória no festival é um reflexo do trabalho dedicado de toda a equipe e dos alunos.
Em entrevista para o Atual, o professor coreógrafo Rogério Cruz nos contou que a preparação para o festival começou um ano e meio antes da etapa estadual, logo após a participação no Festival Nossa Arte Regional: "Sempre realizamos um projeto do novo trabalho a ser desenvolvido. Foram realizadas inúmeras pesquisas, tanto nas vestimentas, adereços e trilha sonora", comentou Rogério. O grupo se inspirou no Boi Caprichoso do Festival de Parintins, incorporando a ritualística indígena dos Tuxauas.
A preocupação com a sustentabilidade também foi um ponto forte da produção, os alunos, professores e voluntários utilizaram materiais recicláveis, como papelão, argolas de cortinas, tecidos e penas sintéticas, para evitar a exploração animal e contribuir para a preservação do meio ambiente A confecção dos adereços, incluindo as máscaras, representam as 13 maiores tribos indígenas do Brasil.
O trabalho artístico na APAE vai além da dança. Segundo o professor, o objetivo principal é preparar os alunos para a vida. "Durante as aulas, oferecemos atividades que desenvolvem a coordenação motora, cognitiva e o ritmo. Avaliamos o desempenho e o comportamento dos alunos para o fechamento do grupo de dança", explicou.
O Festival Nossa Arte, que ocorre a cada três anos, abrange diversos gêneros artísticos, incluindo artes literárias, visuais, dança, teatro e música. Para a APAE de Santa Cruz do Rio Pardo, a vitória não só eleva o nome da instituição, mas também reforça o orgulho dos pais e a credibilidade do trabalho realizado.
"Quando vem a conquista, ficamos felizes, pois os pais se orgulham muito de seus filhos e acreditam ainda mais no trabalho da instituição. Isso torna nosso trabalho de excelência ainda mais visível para a comunidade", finalizou Rogério Cruz. A vitória no festival reforça o compromisso da APAE com o desenvolvimento integral de seus alunos, celebrando a cultura e a inclusão por meio da arte.