Jornal Atual
< Voltar

Alunos da ETEC se unem em prol da arrecadação de alimentos

Publicada dia 17/04/2023 às 15:11:21

alunos-da-etec-se-unem-em-prol-da-arrecadacao-de-alimentos

Giovana Dal Posso


Anualmente, alunos e docentes da ETEC Orlando Quagliato, em Santa Cruz do Rio Pardo, unem a diversão e empatia através da arrecadação de alimentos para seu trote solidário. Neste ano, foram mais de três toneladas de alimentos arrecadados, resultando em 140 cestas básicas que atenderam sete entidades. 

Francielen Ferreira, professora responsável pelo projeto há 10 anos, explica que o evento é uma forma de aproximar as turmas. “Nossa escola já possui a dificuldade de ter uma maior integração em virtude da falta de estrutura física e por dividirmos o espaço com outra escola, reduzindo nossas possibilidades, estes eventos nos permite uma maior proximidade entre as salas com brincadeiras e também realizam uma ação social tão importante para nossa cidade”, informa.

Essa opinião não se restringe apenas para os professores - Alberto Gabriel de Andrade, 17, é estudante do terceiro ano do ensino médio e conta que a responsabilidade social de ajudar o próximo deve ser um dever de todos, e que ações como essa podem servir de exemplo para outras pessoas. “Nesses momentos percebemos que a ‘união faz a força’, a escola e os alunos se unem para que o evento seja realizado da melhor maneira possível. Esse ano nós tivemos dificuldade no quesito arrecadação, já que alguns mercados não permitiram que arrecadássemos na porta do estabelecimento como nos anos passados. Acabamos recorrendo a outras maneiras, como sair pedindo de porta em porta, e por fim, conseguimos arrecadar em torno de 3,2 toneladas de alimento. Sabemos que isso foi possível graças à união, esforço e dedicação de cada um envolvido”, complementa.

Por conta de exemplos vistos em níveis nacionais, a palavra “trote” pode causar medo e ansiedade. Heitor Lopes da Silva, 14, é um dos calouros que ingressaram na escola este ano, e conta que o objetivo de fazer com que os novatos se sentissem acolhidos funcionou. “Minha experiência no evento foi bastante divertida.  Todo mundo estava alegre e conseguiram deixar o que mais me dava medo que era o trote, como um dos melhores momentos da escola até agora. Me senti bem acolhido. O terceiro ano fez um ótimo trabalho. Ninguém ficou assustado e todos estavam confortáveis com as brincadeiras”. 

Agora, para ele, a meta para os próximos anos é fazer bonito tanto quanto seus veteranos. “Tenho uma grande expectativa de que os próximos trotes possamos superar cada vez mais as expectativas e fazer mais ainda pela ação social da escola”, finaliza.