Jornal Atual
< Voltar

A famosa dupla “Romeu e Julieta” agrada diversos paladares

Publicada dia 18/12/2020 às 09:59:54

Thaís Balielo

a-famosa-dupla-romeu-e-julieta-agrada-diversos-paladares

Thaís Balielo


Certas coisas parecem que nasceram uma para a outra. É o caso do queijo com goiabada, popularmente conhecido como Romeu e Julieta. A mistura tem origem mineira e surgiu no período colonial. Nesta época, os portugueses iniciaram a produção de queijo em suas colônias, originando o queijo minas. A goiabada surgiu da necessidade de conservar o fruto e foi como uma alternativa a marmelada.

Não existem registros de quando começaram a consumir queijo com goiabada. Acredita-se que tenha sido nos fartos cafés coloniais, quando havia muitos ingredientes à mesa e assim, era possível combinar esses ingredientes. Apesar da influência portuguesa, a combinação de “goiabada e queijo” deriva da cultura búlgara. O nome “Romeu e Julieta” foi inspirado nos apaixonados personagens de Shakespeare.

A mistura de goiabada com queijo é consumida pura os nas mais variadas combinações. São pizzas, pastéis, esfirras, rolinho primavera, bolos, tortas, entre outros produtos que levam esse recheio. A combinação também inspira adaptações como sorvete de queijo com cobertura de goiabada.

A tradicional mistura da goiabada com queijo se tornou a renda familiar da professora Vanessa Figueiredo da Silva Santos, 39. Ela começou a fazer queijo na cidade de Fartura há nove anos junto da sogra que lhe ensinou as receitas. Com o marido trabalhando na produção de leite, a venda dos derivados acabou sendo natural.

Sempre comendo o tradicional “Romeu e Julieta”, um dia a sogra resolveu testar uma receita colocando a goiabada dentro do queijo e o sucesso foi muito grande.

“Primeiro o sucesso foi dentro da família, depois resolvemos comercializar e hoje é o queijo que mais vendemos”, revela. A família possui uma empresa de laticínios artesanais e vem expandindo seus pontos de vendas pela região.

Eles trabalham com iogurtes naturais com polpa de fruta, qualhadas, doce de leite em pasta, qualhada doce com polpa de fruta que foi criação dos sogros, petit suíço e também com o grego que é uma novidade. Vendem os queijos frescos e temperados, além do queijo já recheado com goiabada.

“É uma empresa familiar. Meu filho de 19 anos trabalha com o pai na produção do leite e minha filha de 17 me ajuda na produção dos derivados. Não posso esquecer do meu esposo que me ajuda todos os dias para que possamos crescer”, diz.

A família vende na Feira da Lua em Fartura, além de ter pontos de venda em diversas cidades. Agora estão montando uma cozinha industrial e um ponto de venda dentro do sítio na expectativa da região se tornar Estância Turística.

Receita

Sorvete de queijo com goiabada

Ingredientes

  • 1 lata de creme de leite;
  • 1/2 lata de leite condensado;
  • 1 copo de requeijão de vidro;
  • 1/2 queijo minas padrão ralado;
  • Goiaba;
  • Água.

Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador e depois leve ao freezer por cerca de quatro horas. Tirar uns dez minutos antes de servir.