Jornal Atual
< Voltar

“Inventário de Oralidades”: websérie compartilha a histórias de santa-cruzenses

Publicada dia 06/09/2024 às 14:22:02

-inventario-de-oralidades-webserie-compartilha-a-historias-de-santa-cruzenses

Atual Lab


Em novembro, Santa Cruz do Rio Pardo terá a estreia da websérie “Inventário de Oralidades”, que entrevistará diferentes personalidades da cidade. Formada por quatro episódios, cada um com 7 minutos, ela será mediada por Nina Brondi e Carol Manzato, com o objetivo de dar visibilidade, difundir e documentar as narrativas das pessoas entrevistadas, que se entrelaçam com as vivências da comunidade e da cidade.

O projeto surgiu do interesse de Nina por histórias e de sua conexão com a cidade. Em parceria com Carol Manzato, que também vem de uma cidade pequena do interior, a ideia é mostrar tanto as similaridades quanto às peculiaridades da vida em cidades pequenas. 

As entrevistas, filmadas nos dias 27 e 28 de julho, tiveram como local diversos pontos marcantes e conhecidos da cidade, como a praça do Coreto do Jardim, a praça da Igreja São José, às margens do Rio Pardo e a Vila Divinéia. Os entrevistados serão Antiella Carrijo Ramos, Jarbas Monteiro São Miguel, Antônio Donizeti Goes, Cecilia Pedro Marcelino Lindolfo e Mario Augusto de Oliveira.

No dia 16 de Novembro, na Vila Divinéia, o projeto fará uma sessão de exibição da websérie, com bate papo com a equipe de produção e pessoas relacionadas ao projeto. A série de entrevistas também ficará disponível nas plataformas digitais do poder público de Santa Cruz, para que possa ser desfrutada por toda a comunidade.  

“Em um mundo cada vez mais conectado, é fácil para as vozes das cidades pequenas serem abafadas pelos acontecimentos globais. No entanto, é nessas comunidades que encontramos histórias autênticas e experiências únicas que merecem ser compartilhadas e celebradas. O projeto ‘Inventário de Oralidades- Santa Cruz do Rio Pardo’ visa a destacar e a preservar a riqueza cultural, social e histórica de nossa cidade, dando voz aos seus moradores”, finaliza  Nina.