< Voltar

Uso de máscara durante exercícios físicos não prejudica a saúde

Publicada dia 21/08/2020 às 09:50:03

Thaís Balielo

uso-de-mascara-durante-exercicios-fisicos-nao-prejudica-a-saude

Diego Singolani


Manter a saúde física e mental equilibrada nunca foi tão essencial como nos dias de hoje, em meio à pandemia do novo coronavírus e o isolamento social. Além de uma alimentação adequada, exercícios físicos são fundamentais, e muitas pessoas voltaram a praticar suas atividades graças à flexibilização da quarentena e liberação de academias. O uso das máscaras continua obrigatório, preconizado como uma importante barreira de proteção contra a Covid-19. Entre atletas amadores ou profissionais, esportistas por hobby, e até mesmo caminhantes, têm surgido dúvidas sobre a segurança do equipamento e se ele pode causar algum risco durante os exercícios. O Atual conversou sobre o assunto com Glauber Cesar Cardin, médico pediatra especializado pneumologia. Confira os principais trechos da entrevista: 

Atual - O uso de máscara durante atividade física pode causar algum tipo de intoxicação pelo gás carbônico da respiração?

Glauber Cardin - Não. As máscaras são projetadas para reter grandes partículas contaminadas. As moléculas de CO2 eliminadas durante a expiração conseguem atravessar facilmente a máscara.

Atual - O uso de máscara durante atividade física aumenta o risco de contaminação por vírus ou bactérias?

Glauber Cardin - Na verdade, o uso de máscara diminui o risco de contaminação por conta do efeito de barreira.

Atual - O uso das máscaras como barreira exige um esforço maior do sistema cardiorrespiratório? Isso pode ser perigoso para determinadas pessoas, devido a suas condições físicas ou de eventuais comorbidades?

Glauber Cardin - O uso de máscara durante a atividade física vai exigir um pequeno aumento de esforço do sistema cardiocirculatório, mas que não chega a oferecer riscos desde que a pessoa faça atividade física dentro das suas condições e sob orientação do seu médico.

Atual - Há alguma contraindicação do uso de máscara durante atividades físicas?

Glauber Cardin - Somente em atividade física muito intensa, pois dependendo do tipo de material da máscara, o CO2 pode não ser eliminado adequadamente, o que aumenta o esforço respiratório e prejudica o desempenho do atleta.

Atual - Quais os principais cuidados que as pessoas devem ter para praticar atividades físicas usando máscaras?

Glauber Cardin - O ideal é utilizar uma máscara de tecido leve. Trocá-la sempre que estiver úmida. Higienizar as mãos antes e depois de colocar a máscara e manipulá-la sempre pelas alças.

Atual - Há algum modelo de máscara mais adequado para a prática esportiva?

Glauber Cardin - Existem vários modelos no mercado, o ideal é utilizar máscaras feitas de tecido leve, que facilitem a respiração sem comprometer a segurança e que possam ser higienizadas com facilidade.