Jornal Atual
< Voltar

Prefeito de Piraju chora e diz que foi hackeado, após convite a turistas

Publicada dia 21/05/2020 às 14:26:00

Reprodução

prefeito-de-piraju-chora-e-diz-que-foi-hackeado-apos-convite-a-turistas

Diego Singolani


O prefeito de Piraju-SP, José Maria Costa (DEM), se envolveu em uma polêmica na tarde de quarta-feira, 20, após a publicação de uma mensagem em seu perfil no facebook que convidava turistas para aproveitar o feriado prolongado no município, em plena quarentena por coronavírus. O texto teve centenas de compartilhamentos e uma enxurrada de críticas de moradores de Piraju. Horas depois, o prefeito apareceu em um vídeo dizendo que sua conta na rede social havia sido hackeada e que ele não era o autor do convite.

O texto publicado dizia: “Piraju, cidade hospitaleira e uma das estâncias turísticas mais belas do Brasil. A maioria dos seus filhos mora em outras localidades por causa do desemprego que sempre existiu por aqui. Nesta hora difícil, estamos de portas abertas para recebê-los em sua terra natal para que revejam seus parentes e amigos. E que os turistas nos visitem, que serão sempre recebidos com muita educação e galhardia. Sejam bem-vindos todos com saúde e muita energia”. A mensagem causou estranhamento imediato, já que o discurso unânime dos prefeitos do interior e litoral do Estado, além do próprio prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB) e do Governador João Dória (PSDB), tem sido o de pedir que não haja deslocamento de pessoas durante o feriado prolongado decretado na capital justamente como uma forma de tentar desacelerar o contágio da população pelo novo coronavírus.

Horas depois da publicação ter viralizado, o post foi deletado. O prefeito José Maria Costa, então, apareceu em um vídeo, ao lado de um assessor, dizendo que não havia publicado o convite aos turistas e que sua conta no facebook foi invadida. “Eu não seria tão doido de fazer um negócio desses, vocês me perdoem. Isso que o Dória fez com os feriados é absurdo”, afirmou o prefeito. José Maria chegou a chorar no vídeo, dizendo que “com a idade, a gente vai ficando mais emotivo”. O assessor do prefeito, que não foi identificado no vídeo, explicou que o suposto invasor teria acessado o perfil e trocado a senha. Horas depois, através dos mecanismos de segurança do próprio facebook, eles teriam conseguido retomar a conta de José Maria. 

Nesta quinta-feira, 21, o prefeito de Piraju postou um novo vídeo tentando esclarecer a situação e, mais uma vez, se emocionou.