Jornal Atual
< Voltar

PM testará fardas com câmera a partir de agosto

Publicada dia 23/07/2020 às 11:12:37

Divulgação

pm-testara-fardas-com-camera-a-partir-de-agosto

da Redação


Além do coturno, da farda e do armamento, os policiais militares de São Paulo começarão a testar a partir do mês que vem mais um item a ser incorporado ao uniforme: uma câmera digital.

O aparelho, que gravará áudio e vídeo das ações, será inicialmente experimentado por 2 mil policiais de três batalhões da capital. O projeto-piloto será realizado com 585 câmeras, a maior parte obtida em parceria com a iniciativa privada.

O governo do estado publicará hoje no Diário Oficial pregão para a compra de outros 2,5 mil aparelhos, ao custo de R$ 7 milhões. A câmera ficará presa ao colete, perto do ombro, e deverá ser ligada pelo policial sempre que for atender uma ocorrência enviada pela central, como a abordagem de um suspeito ou uma ação de busca, e também eventos não programados, como acidentes de trânsito, incêndios, flagrantes de crime, tumultos e manifestações.

A ideia do programa Olho Vivo, explicou ontem o governador João Doria (PSDB), é “evitar eventuais abusos e registrar também desacatos e atos de violência contra policiais”. Outra função é a produção de provas que possam ser usadas pela Justiça.

No primeiro quadrimestre deste ano, o número de pessoas mortas por policias cresceu 31% em todo o estado de São Paulo. Os dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram que o total de vítimas passou de 291 para 381.

Além disso, tem crescido a repercussão de ações violentas da polícia, como na operação em baile funk que terminou com nove mortos em Paraisópolis, na zona sul da capital, em dezembro passado. Outros flagrantes recentes mostram policiais sufocando mulheres e agredindo homens em abordagens.

Segundo Doria, as câmeras vão ajudar a coibir esses abusos. “A iniciativa vai, sim, reduzir muito o nível de violência de poucos policiais que cometem excessos. Nós vamos preservar a maioria expressiva da Polícia Militar, que cumpre seu dever.”