< Voltar

O protagonismo empodera e concretiza a Inclusão Social

Publicada dia 02/09/2020 às 11:22:33

Divulgação

o-protagonismo-empodera-e-concretiza-a-inclusao-social

da Redação


A temática deste ano será o “Protagonismo empodera e concretiza a Inclusão Social” que vem para reafirmar no contexto desse movimento, a importância da participação da família, em todos os processos de vida da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.

É importante quando se propõe identificar a valorização de pessoas e sua atuação na sociedade quando é discutido e defendido os direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade, entre as quais se destacam as pessoas em situação de deficiência. Elas nem sempre ocupam seus lugares sociais como filhos, irmãos, usuários, alunos, pacientes, profissionais ou cidadãos, pois tendem a renunciar às suas ideias diante de atitudes perversas, discriminatórias e que excluem.

A Rede APAE identifica o tema como agente de mudanças no olhar para as pessoas com deficiência, no que fomenta o respeito à ética e valores morais que dão concretude à existência humana. O protagonismo com empoderamento é uma conquista complexa, que resulta de duras lutas, divergências e heranças culturais no pensar e agir da sociedade, mas é possível.

A pessoa com deficiência deve ser amparada para que o protagonismo evolua com a experiência positiva sobre esse aspecto e que ao seu redor o compromisso coletivo com investimento em ações condutoras de conquistas e papeis de destaque na liderança de sua vida, venham de forma empoderada e fortalecida.

A Rede APAE, diariamente também se propõe a oferecer base e estrutura de apoio para que essas pessoas possam ocupar o lugar de sujeitos de direitos e deveres junto à sua família que é um dos pilares trabalhados diariamente, onde se busca alcançar orientar e incluir os pais e mães. Existem projetos que incluem a família dessas pessoas executados dentro da Rede APAE para que o direcionamento que elas recebem dentro da Instituição se estendam em casa e contribuam com a sua evolução.

Ações e atitudes da família, da sociedade e do Estado implicam em favorecer o protagonismo para que ocorra o reconhecimento das características individuais e valores dessas pessoas frente à sociedade.

Assim, quando se fala em inclusão social deve-se ampliar as ideias e repensar que a pessoa com deficiência tem seu lugar de direito na sociedade e o papel da sociedade e da família é fundamental na remoção de barreiras e na construção de outras relações com a mesma.

APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santa Cruz do Rio Pardo

A APAE enquadra-se em uma das entidades vinculadas ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Conselho Municipal de Assistência Social, oferecendo assistência a crianças, adolescentes e adultos com deficiência intelectual, múltiplas deficiências, autismo e distúrbios severos do desenvolvimento. Saiba mais em www.apaesantacruzdoriopardo.org.br.