< Voltar

Dia Mundial da Limpeza mobilizará voluntários em Santa Cruz

Publicada dia 17/09/2019 às 16:26:06

Reprodução

dia-mundial-da-limpeza-mobilizara-voluntarios-em-santa-cruz


No próximo sábado, 21, diversos países voluntários se reunirão para diminuir o lixo no mundo e reduzir os impactos no meio ambiente. No Brasil, mais de 700 cidades participarão, inclusive Santa Cruz do Rio Pardo, que tem o Dia Mundial da Limpeza organizado pelas estudantes Amanda Darroz e Isadora do Monte. O objetivo da ação é a realização de uma limpeza coletiva na cidade. A estimativa é levar mais de 110 voluntários às ruas do município.

Isadora do Monte explica que a parceria com a Prefeitura Municipal deu certo, e com a ajuda dos patrocinadores conseguiram sacos de lixos, camisetas e todos os materiais necessários para o processo de recolhimento dos lixos. “No sábado, 21, às 8 horas da manhã, vamos nos encontrar na praça São Sebastião, e os voluntários serão divididos em grupos para os bairros respectivos. Não definimos os bairros ainda, estamos estudando juntamente com a Prefeitura, entretanto temos em mente alguns bairros, como Parque São Jorge, Jardim Santana I, II, III, Jardim União e Jardim Planalto”, conta.

A ação busca impulsionar a atenção de Santa Cruz para a conscientização de como separar os lixos e onde devemos descartar os resíduos. “Queremos um mundo mais limpo e ajudar a não destruir o meio ambiente é essencial. Assim, o nosso planeta será mais saudável e sustentável”, explica.

História do projeto

O Dia Mundial da Limpeza é um projeto que surgiu na Estônia. Em 2008, 50 mil pessoas se reuniram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas. Os organizadores nomearam a ação de "Let's Do It" ("Vamos Fazer Isso", em português). A iniciativa se espalhou pelo mundo e, no Brasil, o projeto se iniciou em 2011.

Considerado a maior ação cívica da história, o Dia Mundial da Limpeza uniu, só em 2018, 18 milhões de pessoas, pertencentes a 159 países, incluindo o Brasil. Em âmbito nacional, 363 cidades aderiram à ideia e coletaram 2 mil toneladas de resíduos de praias, rios, praças, parques, avenidas ou terrenos.

A mobilização nacional ocorre pelo Instituto Limpa Brasil e Teoria Verde, sendo que os realizadores são todas as instituições e líderes em cada cidade que fazem adesão. Nesse ano, a ação pode ser considerada a maior já realizada no Brasil com mais de 700 cidades confirmadas.