< Voltar

Chá de Bonecas movimenta a rotina do Lar São Vicente de Paulo

Publicada dia 31/07/2020 às 10:23:04

Isadora Iaroseski

cha-de-bonecas-movimenta-a-rotina-do-lar-sao-vicente-de-paulo

Diego Singolani


Uma legítima festa do chá para inglês nenhum botar defeito. No último dia 13, o Lar São Vicente de Paulo, em Santa Cruz do Rio Pardo, realizou a oficina Chá de Bonecas com as idosas da instituição. O evento contou com decoração temática, quitutes, além da entrega das bonecas, todas enfeitadas. O objetivo da iniciativa foi promover a interação entre as moradoras do asilo e também resgatar, de maneira lúdica, memórias e sentimentos ligados à infância e a maternidade.

A ideia do Chá de Bonecas partiu da assistente social Célia Rita Borges da Silva. As bonecas foram doadas pela voluntária Mara Panebianchi e a confecção das roupas contou com o auxílio de sua equipe: Silvia, Celia de Fatima. A decoração do espaço foi realizada por Selma Borges Bellei, João Marcos Bellei, Vanessa Gomes, Aline Gabriele Silva e colaboração de toda a equipe técnica. “Tudo foi pensado nos detalhes e com muito carinho. O bolinho artificial para as bonecas, toalhas, jogo de chá. Também servimos refresco e os pãezinhos para as idosas”, conta Rita.

A assistente social explica que este tipo de evento é importante, pois modifica a rotina da instituição e faz com que as moradoras se relacionem mais entre si. Cada uma das 14 idosas recebeu sua boneca, já com um nome. “Elas estão cuidando como se fossem seus bebês. Penteiam o cabelo, levam para a cama. Elas adoraram”, disse Rita.

Terapia

Mais do que uma brincadeira, a utilização de bonecas é um método terapêutico que tem ganhado espaço nos últimos anos. Vários estudos, conduzidos principalmente na Itália e Inglaterra, demonstraram respostas benéficas à terapia com bonecas, quando utilizada de forma correta, principalmente nos portadores da doença de Alzheimer. As pesquisas mostram que a técnica acalma a pessoa e a torna mais dócil; alivia suas aflições; reduz o estado de confusão mental e de agitação; possibilita maior conforto; oferece sensação de utilidade (por cuidar de alguém); estimula a comunicação, a linguagem e traz uma interação com os familiares.