< Voltar

Santa-cruzenses participam de campeonato de jiu-jitsu

Publicada dia 01/11/2019 às 11:13:04

Arquivo Pessoal

santa-cruzenses-participam-de-campeonato-de-jiu-jitsu


Atletas de Santa Cruz do Rio Pardo marcaram presença no Campeonato Paulista 2019 de jiu-jitsu realizado no último final de semana no município de Barueri (SP) pela Federação Paulista de jiu-jitsu. Segundo o professor Márcio Campanha, o evento é o principal campeonato do Estado.

O santa-cruzense Guilherme Zaia, faixa marrom, garantiu ouro do absoluto e prata na categoria. Ele é master 1, pesadíssimo. Já Peterson Garcia, faixa preta, master 3, categoria pena trouxe para a cidade a medalha de prata.

A jovem Karen Boarato, faixa azul, juvenil, categoria superpesado também garantiu medalha de prata para o município.

Os atletas Bruno Nunes, faixa preta, pesadíssimo e Flávia Michele de Souza, faixa branca, adulto, peso pena garantiram medalhas de bronze em suas categorias. “Não poderíamos deixar de parabenizar também o atleta João Rafael, faixa roxa, master, pesadíssimo que fez uma luta incrível e perdeu por apenas uma vantagem”, destacou Campanha.

Todos os atletas fazem parte da equipe A.O.A. Campanha e treinam na Moovit Academia que possui filiais em Ourinhos e Fartura. O jiu-jitsu é uma arte marcial baseada no uso do corpo como alavanca e no aproveitamento da força do adversário. Ele tem raízes na China e Índia, mas foi desenvolvido no Japão.

No jiu-jitsu são utilizadas joelhadas, estrangulamentos, chaves em articulações (em que a articulação é forçada contra seu movimento natural), torções, pinçamentos (ato de pressionar locais sensíveis), imobilização e quedas.

Nestas competições, o tempo de luta varia de acordo com a faixa dos atletas, podendo ir de 5 a 10 minutos e o vencedor é decidido por meio de pontuações ou a luta pode acabar antes se um dos competidores desistir.

Compartilhar nas redes sociais