< Voltar

Silicone ainda é maior procura no consultório do cirurgião

Publicada dia 15/09/2021 às 09:48:16

silicone-ainda-e-maior-procura-no-consultorio-do-cirurgiao

Thaís Balielo


Desejo de muitas mulheres, o implante de silicone também é motivo de medo e insegurança na hora de optar pela cirurgia. A cirurgiã plástica Sophia Dexheimer falou com o Atual para esclarecer as dúvidas sobre o tema.

Atual – Colocar silicone nos seios é a principal procura estética no consultório do cirurgião plástico?

Sophia – No Brasil, a cirurgia de aumento de mamas com próteses de silicone é a mais procurada nas clínicas de cirurgia plástica. A mamoplastia de aumento ultrapassou a lipoaspiração, que até 2015, era a mais procurada. Os dados são de 2018, mas acredito que tenham se mantido.

Atual – Com o avanço da tecnologia dos materiais usados o risco é cada vez menor, ou ainda existe?

Sophia – A primeira mamoplastia de aumento com silicone foi realizada em 1962. Hoje, quase 60 anos depois, temos a possibilidade de escolher diferentes tamanhos, formatos e texturas de próteses. O silicone dos implantes atualmente é bastante coeso. Isso significa que, se a cápsula da prótese se romper, a substância não vai mudar de lugar, nem escorrer. Vale lembrar que é um tipo diferente de silicone daquele usado na indústria.

Atual – Muitas mulheres têm medo de colocar silicone por conta dos riscos? Após quanto tempo do implante é preciso trocar as próteses?

Sophia – Existem aquelas pessoas que tem medo por ser uma cirurgia. Há ainda quem fale em "doença do silicone". No entanto, nesses 60 anos, não se observou, em estudos, relação entre os implantes e o desenvolvimento de doenças. Hoje não se fala mais em troca do silicone após 10 anos como antes. É importante, no entanto, realizar exames de imagem periodicamente para identificar quaisquer irregularidades. Mas, dificilmente uma pessoa vai ficar com a mesma prótese por mais de 15 anos.

Isso acontece pela própria ação do organismo sobre a prótese.

Atual – A procura pelo silicone é para aumentar e levantar as mamas?

Sophia - São cirurgias diferentes. A cirurgia para levantar as mamas se chama mastopexia. Pode ser associada à inclusão de próteses de silicone ao procedimento, mas seu papel será dar mais firmeza à mama. Elas não prolongam seus resultados.

Atual – Existe idade mínima ou máxima para a cirurgia?

Sophia – Não existe idade mínima, mas o desenvolvimento mamário deve estar completo. Isso acontece por volta dos 18 anos. Para idade máxima, deve se considerar a possibilidade de ser preciso trocar as próteses após dez ou quinze anos. Se isso não for um problema, a idade não deve ser empecilho.