< Voltar

Radiologia é fundamental para bom tratamento odontológico

Publicada dia 26/11/2021 às 15:39:51

radiologia-e-fundamental-para-bom-tratamento-odontologico


A Radiologia Odontológica é a especialidade que examina os dentes e a face de uma pessoa através da radiologia tradicional. Para a odontologia, é uma ferramenta essencial de diagnóstico e interpretação radiográfica odontológica. A dentista responsável e sócia da clínica de radiologia Odonto X, Ana Carolina Trukes Coelho Maciel, afirmou que os exames são essenciais para um bom tratamento odontológico.

Ela explicou que a radiografia é importante para o planejamento e acompanhamento de doenças bucais. Dessa forma, seus exames são divididos em radiografia intraoral e extraoral, realizados por dentro e fora da boca, respectivamente.

A radiografia intraoral permite o estudo de toda a arcada dentária. É possível o estudo desde a coroa (dente) ao término da raiz dentária. Já a radiografia extraoral (panorâmica) permite o estudo do maxilar inferior e superior, incluindo articulações.

Com as radiografias, um cirurgião-dentista pode analisar possíveis complicações. Isto é, ele pode avaliar a extensão de estruturas anatômicas como o assoalho do seio maxilar e a observação da sua proximidade com a crista óssea alveolar, por exemplo. Ana Carolina relatou que a clínica realiza diversos exames como panorâmica, tomografia, telerradiografia, radiografia periapical, radiografia oclusal, modelo ortodôntico, documentação ortodôntica, fotos, PA de seios da face, carpal, ATM, entre outros. “Com os avanços da tecnologia, a odontologia foi contemplada com os exames por meio de técnica tomográfica. Assim, posteriormente, surgiram novos programas computacionais de planejamento e avaliação das estruturas maxilofaciais. Tudo isso permite uma maior interatividade na interpretação e previsibilidade cirúrgica para os casos clínicos”, explicou.

A profissional disse ainda que a telerradiologia também é um dos avanços que mais influenciam no aprimoramento e evolução da radiologia odontológica. “Hoje é possível a emissão de laudo radiográfico à distância, em tempo real e em qualquer lugar do mundo. Na nossa clínica eu acompanho os exames de telerradiologia no local, portanto temos a vantagem da profissional no local e também de enviar para qualquer localidade”, argumenta.