< Voltar

Profissional investe em odontologia domiciliar

Publicada dia 24/08/2022 às 14:45:19

profissional-investe-em-odontologia-domiciliar


A dentista Fernanda Marques realiza um atendimento diferenciado em Santa Cruz do Rio Pardo. Ela possui uma espécie de consultório móvel para realizar o atendimento domiciliar. O serviço é oferecido para pessoas que não podem ou não conseguem se locomover até o consultório como pacientes idosos, acamados, com incapacidade de locomoção temporária ou permanente, pacientes hospitalizados, odontofobicos (medo de dentista), crianças, necessidades especiais, gestantes e pacientes com alterações sistêmicas (cardiopatas, diabéticos, hipertensos, nefropatas, doenças degenerativas, oncológicos, etc.)  

“Nesse tipo de atendimento o consultório vai até o paciente e o tratamento é realizado no local em que o paciente estiver. Podem ser realizados praticamente todos os procedimentos realizados em um consultório. Usamos um consultório portátil que possui todas as funções de um convencional, ar, água, ultrassom, sugador e o temido motorzinho”, relata.

Fernanda explica que todo o material utilizado é devidamente lavado, embalado e esterilizado dentro do consultório, e, após o uso no domicilio, volta para o consultório para que passe novamente pelo processo e, então, fique pronto para uso novamente. Todos os resíduos produzidos durante o atendimento são corretamente acondicionados e também levados para descarte em local apropriado no consultório.  

Fernanda enfatiza que a saúde do nosso corpo está diretamente ligada à saúde bucal. Um exemplo são pacientes diabéticos que têm maiores chances de desenvolverem problemas bucais, e quando estão com foco infeccioso na boca isso vai contribuir para o descontrole da glicemia. Assim como aqueles pacientes acamados que apresentem um quadro de foco infeccioso bucal podem desenvolver pneumonia aspirativa ou endocardite bacteriana.  

“Além disso, o ambiente domiciliar proporciona ao paciente tranquilidade, ele se sente muito mais confortável do que dentro de um consultório. Isso é visível principalmente no atendimento de crianças e pacientes odontofóbicos. Realizamos praticamente todos os procedimentos, raspagem (limpeza), profilaxia, aplicação de flúor, selante, restaurações, extrações, canal, prótese, laserterapia, acompanhamento de primeira infância, pré-natal odontológico, treinamento de cuidadores”, diz.