< Voltar

Medicina do cacau traz benefícios para o corpo, mente e espírito

Publicada dia 31/05/2024 às 15:12:19

medicina-do-cacau-traz-beneficios-para-o-corpo-mente-e-espirito


Quando falamos sobre cacau, automaticamente pensamos em chocolate. Porém, o que poucos sabem é que o fruto carrega grandes benefícios para o corpo físico, o emocional e até espiritual. 

Os antigos povos Incas, Maias e Astecas já utilizavam o fruto como moeda valiosa de troca ou em seus rituais sagrados há milênios, mas, com a industrialização do fruto, perdeu-se seu propósito, até que, nas últimas décadas, cerimônias com utilização de cacau o trouxeram para um lugar sagrado novamente. “O cacau utilizado como medicina vem de fontes produtoras que cuidam desde o plantio até o preparo da barra, que é 100% pura e não atinge temperaturas muito elevadas, conservando, assim, suas propriedades. Daí o preparamos em forma de chá, sempre colocando uma intenção e utilização de outras ervas para potencializar o efeito que queremos”, explica a guardiã do cacau Anaí Floret. 

A toma do cacau ainda costuma ser realizada em espaços de cura e grupos, unindo pessoas que tem como objetivo a expansão da consciência. “Assim esse ‘ritual’, o torna sacralizado, mas nada impede sua toma em um momento mais íntimo, para celebrar e ritualizar os momentos pessoais”, complementa. 

O cacau 100% puro é rico em teobromina, uma substância que é vasodilatadora, proporcionando vitalidade. Ele também induz a liberação de dopamina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar e felicidade. Considerado um superalimento, ainda é rico em flavonóides, que são antioxidantes e magnésio, que relaxa a musculatura. “Essas propriedades permitem que o cacau atue no chakra cardíaco, que é aonde encontramos a nossa pura essência. Ao longo da vida criamos muitas camadas que nos distanciam de quem somos, e ter esse momento de conexão com o cacau permite um movimento de cura, de vibrar um estado de saúde e amor, primeiro por si mesmo, para depois transbordar para o outro”, completa Anaí.

Por ser instrutora de Yoga e de uma prática que une a atividade a sons ancestrais com uso de tambores, chocalhos maracás, mantras e cantos,  Anaí costuma unir as Rodas de Cacau ao YogaSom, para trazer mais movimento e integrações. “O yoga  é uma ciência do corpo, mente e espírito, que nos coloca no lugar de presença no aqui e no agora, como auto-observadores de nós mesmos, permitindo que o corpo mostre o que  precisa ser liberado. Utilizo também as frequências sonoras que induzem um estado meditativo, conduzem as liberações corporais e potencializam os efeitos do cacau”, finaliza. 

Evento

A terapeuta Carol Leme, proprietária do Cura Vital – Espaço Terapêutico trará a profissional para realizar uma Roda de Cacau e YogaSom em Santa Cruz do Rio Pardo. Ela conta que esse será o primeiro evento coletivo no novo espaço, que além dos atendimentos diários com Constelação Familiar, Thetahealing, Reiki e Barras de Access, o objetivo é uma vez ao mês trazer cursos, oficinas e palestras com outros profissionais. “O objetivo é que tenhamos muitos processos terapêuticos, autoconhecimento e união de pessoas que buscam expansão da consciência na cidade, então fiquem de olho na nossa agenda no Instagram @curavital”, conta Carol Leme. 

O evento acontece no dia 8/6, às 17h, é pago e tem apenas 15 vagas. Para mais informações e reservas, fale com Anaí Floret no (14) 99192-8134.