< Voltar

Laserterapia para crianças e bebês: procedimento moderno, seguro e benéfico

Publicada dia 19/06/2024 às 15:52:42

laserterapia-para-criancas-e-bebes-procedimento-moderno-seguro-e-benefico

Nathalia Franqlin


A laserterapia é um procedimento moderno no mercado de saúde e bem-estar. Ela proporciona alívio da dor em processos inflamatórios, cicatrização rápida e diminuição no tempo de tratamento de diversas enfermidades, podendo ser utilizada em pacientes de todas as idades. Nossa equipe conversou com Mayra Salaro, odontopediatra, sobre os benefícios do tratamento em bebês, crianças e pré-adolescentes. 

Mayra trabalha com a laserterapia há mais de um ano, e explica como funciona o procedimento. “O laser utilizado é de baixa potência com o feixe de luz vermelha, essa luz é aplicada na área afetada. A aplicação faz com que as células dessa área trabalhem melhor, estimulando o processo celular.” 

O procedimento pode ser utilizado para tratar aftas, estomatite, sapinho, herpes, além de ser benéfico também no nascimento dos primeiros dentes dos bebês, aliviando a dor e o estresse da criança, e em cáries inflamadas. A laserterapia também pode ser utilizada para promover a cicatrização de cirurgias, como extração de dentes, melhorando o pós-operatório dos pacientes.

Segundo Mayra, a aplicação é simples, rápida e indolor. Ela explica que, como o aparelho de laser utilizado é pequeno e portátil, o procedimento pode ser realizado até na casa do próprio paciente em casos de necessidade.

Para mais, a profissional também fala sobre o procedimento de laserterapia ser acompanhado de um protocolo, ou seja, ela complementa o tratamento para cada enfermidade. “Por conta do laser acelerar o processo de cicatrização, em alguns casos, ele também evita a necessidade de internação de pacientes, já que o tratamento atinge o objetivo de forma mais eficiente e rápida”.

Por ser benéfico para as crianças, os pais também demonstram interesse na utilização do procedimento em seus filhos já que, dependendo do paciente, os benefícios podem ser reconhecidos desde a primeira sessão de aplicação. Para recém-nascidos a laserterapia é muito importante, pois o procedimento é rápido e completamente indolor.

A partir de certa idade, as crianças já conseguem expressar para os seus pais quando sentem dor, o que facilita a procura por um tratamento. Mas e em bebês que ainda não sabem falar? Eles também se expressam: fique atento a sinais como irritação, olhos semicerrados, choro excessivo. Pode ser que o neném esteja com dor causada pelo nascimento de dentinhos, nesses casos é importante procurar a orientação de um profissional habilitado.