< Voltar

Invisalign é tratamento alternativo aos aparelhos ortodônticos

Publicada dia 02/12/2020 às 10:38:40

Thaís Balielo

invisalign-e-tratamento-alternativo-aos-aparelhos-ortodonticos

Thaís Balielo


Cada vez mais as pessoas querem deixar seus dentes alinhados sem modificar muito sua aparência durante o processo. Os famosos aparelhos ortodônticos conhecidos como “tijolinhos” já vem sendo modificados com alternativas brancas ou transparentes. No entanto o Invisalign é uma alternativa ainda mais discreta. A ortodontista Mayra Salaro trabalha com essa técnica e garante que os resultados são excelentes mesmo para casos complexos.

Sem o uso de fios metálicos, o sistema consiste em um jogo de moldeiras removíveis e praticamente invisíveis. “Essas moldeiras são produzidas depois de uma análise minuciosa da estrutura dentária do paciente, incluindo um mapeamento digital que indica as etapas a serem seguidas no tratamento. Dessa forma, todos os procedimentos são baseados em uma tecnologia de ponta para oferecer resultados mais rápidos e precisos”, diz.

Mayra relata que o Invisalign é indicado para tratar desde os casos mais simples até os mais complexos, incluindo problemas ortodônticos como sobremordida, prognatismo, mordida cruzada, diastemas, mordida aberta, dentes apinhados e outros tipos de desalinhamentos. Além disso, pode ser usado por crianças, adolescentes, adultos e idosos.

O tratamento consiste no uso de uma sequência de moldeiras personalizadas. Cada uma dessas moldeiras costuma ser utilizada por uma ou duas semanas, cerca de 22 horas por dia, sendo então substituída pelo próximo alinhador. “Assim, as moldeiras atuam em sequência para promover as movimentações necessárias para alinhar o seu sorriso”, garante.

Outra vantagem que Mayra relata é o fato dos alinhadores não ficarem colados aos dentes, diferente do que acontece com um aparelho fixo. “Eles proporcionam mais comodidade, pois você pode removê-los na hora das refeições ou em algum evento social. Dessa forma, é muito mais fácil fazer a higienização e evita qualquer constrangimento em ocasiões importantes”, afirma.

A profissional explicou que as visitas ao ortodontista acontecem a cada seis ou oito semanas, de modo a permitir a avaliação dos progressos. A cada consulta, o paciente recebe três ou quatro jogos de moldeiras para poder dar sequência do tratamento em sua casa.

Tecnologia

“O desenvolvimento das moldeiras do Invisalign é um processo que envolve uma tecnologia muito avançada na área da ortodontia, de forma a oferecer mais previsibilidade e controle em relação aos resultados do tratamento – além de uma maior velocidade”, garante.

Com o auxílio de um scanner especial o dentista vai obter uma imagem em 3D da estrutura dentária do paciente. Assim, este método dispensa aqueles moldes de gesso antigos. Depois disso, é utilizado um software para fazer o mapeamento das movimentações necessárias para o resultado desejado.