< Voltar

Hipnose ajuda a emagrecer combatendo a ansiedade

Publicada dia 27/06/2017 às 11:23:56

Renan Alves

hipnose-ajuda-a-emagrecer-combatendo-a-ansiedade


Emagrecer hoje é o problema de milhões de pessoas. Seguir uma dieta ou começar uma atividade física, muitas vezes são tarefas difíceis. Isso porque não é uma questão apenas de vontade. Vários elementos em nossa mente, como transtornos e traumas, nos bloqueiam para atingir os objetivos. E é nesse sentido que terapias como a hipnose e a reprogramação biológica atuam, apresentando bons resultados.

 “A hipnose é interessante no controle de peso, pois muitos bloqueios mentais podem impedir que a pessoa siga alguma dieta. No momento do transe hipnótico o paciente é aberto a sugestões que podem remover esses bloqueios e também criar situações mentais que favoreçam o objetivo”, explica Alex Fabiano de lima, hipnoterapeuta, fisioterapeuta e terapeuta.

Segundo o profissional, o processo de transe consiste em concentrar as atividades cerebrais na região esquerda do cérebro, deixando o paciente em um estado de relaxamento e foco. “Com técnicas de relaxamento e controle da frequência cardíaca, ajudamos o paciente a mentalizar situações desejáveis, como um corpo saudável, uma vida mais ativa, uma alimentação mais controlada. Também ajudamos o paciente a entender que ele não vai ficar sem comer, que não vai sentir fome, vai apenas se alimentar melhor”, explica.

Em um dos processos da terapia, o paciente passa por uma etapa em que é inserido nele, de forma imaginária, um balão gástrico, como uma cirurgia bariátrica. “Por ele estar em momento de concentração, ele se permite sentir esse processo, quando ela sai, ainda guarda sensações de saciedade, o que o balão verdadeiro também proporciona”, detalha.

Porém, é importante entender que não se trata de mágica nem de milagre. A técnica não faz a pessoa emagrecer do dia para a noite. “A hipnoterapia vai ajudar o paciente a acessar os bloqueios mentais que o prejudicam na dieta e praticar atividade, mas esse processo precisa ser feito de forma constante e acompanhado de exercícios físicos e dietas alimentares”, explica.

O especialista é de Cascavel, mas está atendendo em Santa Cruz do Rio Pardo em alguns dias do mês no Estúdio Zen Terapias. “Eu busquei trazer esse método para Santa Cruz para dar um complemento aos meus pacientes, é uma excelente ferramenta para quem possui bloqueios”, afirma Eva Carla Tersariolli Santos,  terapeuta do Estúdio Zen.