< Voltar

Fonoaudiologia é opção para quem busca melhorar a voz

Publicada dia 10/02/2023 às 16:25:48

fonoaudiologia-e-opcao-para-quem-busca-melhorar-a-voz

Giovana Dal Posso


O instrumento de trabalho de um pintor são suas tintas e o papel - quando elas se acabam ou há algum dano no material, é facilmente possível trocar ou repor as peças. Mas quando a fala é a ferramenta principal da sua profissão, a situação muda: como podemos cuidar e recuperar nossa voz?

“A fonoaudiologia vem crescendo muito nos últimos anos e uma das áreas que vem ganhando muito destaque é a da Voz e Comunicação”, explica Joyra Carrer, fonoaudióloga e especialista em voz. Ela explica que através de exames feitos a fim de ver a integridade das pregas vocais, o fonoaudiólogo consegue avaliar a saúde da voz do paciente, definindo se o tratamento será de reabilitação ou aperfeiçoamento vocal, com objetivos traçados conforme necessidade de cada paciente. “Especialmente para os cantores e professores, a voz é um instrumento de trabalho, por isso a importância de manter a saúde vocal. Porém os cuidados vão além da saúde das pregas vocais e exercícios, o condicionamento vocal é o principal fator trabalhado junto com o fonoaudiólogo”, afirma.

Apenas o acompanhamento com o profissional, porém, se torna obsoleto sem o cuidado com alguns dos “vícios” do dia a dia. “Tente respeitar seus horários de descanso, mantenha o corpo hidratado, tomando goles de água durante todo o dia, preste atenção na sua voz e na dos outros, e assim, procure reduzir a força com que fala. Fale mais devagar, articule bem as palavras, abra a boca ao falar e module sua voz, evite pigarrear e falar muito alto”, aconselha. No caso de pessoas que utilizam a voz diariamente, como os profissionais da educação e palestrantes, ela aconselha, se possível, que se use o microfone para um maior conforto e longevidade da carreira profissional. “Se você trabalha em ambientes com ar-condicionado, aumente a ingestão de água para evitar a sensação de secura na garganta. Todos esses hábitos contribuem para uma maior qualidade da voz no dia a dia”, complementa. 

Se acha que os cuidados acabaram, se enganou - fatores como alimentação e a ingestão de determinadas bebidas também contribuem para a sua voz. “Antes de falar em público, seja para dar aula ou uma apresentação musical, tente manter uma dieta equilibrada, pois a comunicação profissional exige maior energia. Evite alimentos muito condimentados, pois prejudicam a digestão e favorecem o refluxo gastroesofágico, bem como derivados do leite, como balas, queijo, chocolate, pois favorecem a ‘saliva grossa’ e consequentemente a necessidade de pigarrear. Bebidas gaseificadas e café também podem interferir no desconforto abdominal e consequentemente na voz”, finaliza.