< Voltar

Drenagem linfática não serve apenas para estética

Publicada dia 04/02/2022 às 12:38:18

drenagem-linfatica-nao-serve-apenas-para-estetica


Muito procurada por fatores estéticos, a drenagem linfática também é uma aliada em tratamentos de saúde. A fisioterapeuta Tatiane Salvador relatou que a maioria de suas pacientes que procuram a drenagem desejam resultados estéticos, mas que médicos recomendam a drenagem para auxiliar na recuperação de muitas patologias. “A técnica auxilia na regeneração dos tecidos, relaxa, tem ação anti-inflamatória e melhora o sistema imunológico. Com isso é muito indicada no pós Covid-19 ou influenza, pois vai auxiliar na recuperação do tecido, melhora do acúmulo de líquido causado por medicação, e melhora de dores”, exemplifica.

A drenagem linfática é uma massagem manual de movimentos lentos de deslizamentos ou bombeamento, leves e suaves. Também pode ser feita com auxilio de ventosa ou aparelho para um melhor resultado. “O sistema linfático funciona como se fosse um filtro para impurezas no nosso corpo, este sistema, junto dos glóbulos brancos é muito importante para defesa do nosso organismo contra bactérias e vírus. Mas quando tiver acúmulo dessa linfa gera inchaço e dores. Pequenos edemas podem desaparecer com a drenagem. Auxiliando assim na melhor qualidade de vida, saúde e bem-estar”, diz.

A técnica é indicada para eliminação de toxinas; melhorar a celulite e evitar a formação de novas células inflamadas; ajuda a combater e evitar inchaço e retenção hídrica; melhorar a oxigenação do corpo; melhora circulação sanguínea, a venosa e linfática; colabora no processo de cicatrização de lesões; recuperação de cirurgias plásticas; e melhora da hidratação da pele quando auxiliada a produtos de boa qualidade.

A fisioterapeuta salientou que, como todo procedimento, também existe contraindicações, como nos casos de infecções agudas, flebites e tromboflebites; neoplasias malignas (câncer) diagnosticadas e em atividade; insuficiência cardíaca; hipotensão arterial; hipertireoidismo não tratado; asma brônquica grave e não tratada; febre. “É muito importante procurar um profissional qualificado para realizar o procedimento, pois ele vai saber avaliar se é necessário ou contraindicado para cada caso”, pondera.

Tatiane cita ainda a drenagem facial que ajuda na eliminação de líquidos, melhora da circulação, melhora da pele, ajuda a desinflamar a sinusite, e dores de cabeça. “Tenho pacientes crônicos de sinusite que relatam a melhora e bem estar após fazer sessões frequentes de drenagem (uma por semana). Ou seja, drenagem linfática não é só estética é também uma questão de saúde”, afirma.