Casos de dengues começam a preocupar população em Santa Cruz
Nas últimas semanas, os casos de dengue vêm crescendo em Santa Cruz do Rio Pardo e causando preocupações na população. No último dia 5 de fevereiro, o boletim da dengue liberado pela Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Rio Pardo relatava que o município contava com 21 casos positivos da doença, 25 aguardavam confirmação e 36 suspeitos já estavam descartados
O aparecimento da Dengue está diretamente ligado a época do ano: o calor e a água parada contribuem para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, inseto que transmite a doença, e consequentemente para a disseminação do arbovírus.
Pessoas que sentirem sintomas como dor de cabeça, febre alta acima de 38,5°C, dores musculares intensas e ao movimentar os olhos, manchas vermelhas no corpo, mal estar, falta de apetite e fraqueza,devem ficar em alerta e procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência para acompanhamento.
A testagem é baseada nos sintomas, sendo necessário estar entre o 7º e 10º dia, onde então é realizada a sorologia para detecção de anticorpos da doença. Isso ocorre pelo fato da dengue ser uma doença viral, e seus sintomas iniciais se assemelham a outras enfermidades como gripe, Covid-19 e demais viroses.
Dentre os 17 bairros com casos positivos confirmados, apenas o Residencial Eldorado e o Centro têm três casos cada - o restante contava, até o momento da divulgação do boletim, com um.