Campanha Novembro Azul mobiliza Santa Cruz
Romano Paschoarelli
Em Santa Cruz do Rio Pardo, o Novembro Azul foi marcado por diversas ações voltadas à conscientização sobre a saúde masculina, especialmente a prevenção do câncer de próstata. A Secretaria Municipal de Saúde organizou palestras e mutirões de exames de PSA gratuitos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. O objetivo é reforçar a importância do diagnóstico precoce, que tem resultado em avanços positivos e facilitado o tratamento da doença.
Ações educativas incluem distribuição de materiais informativos e rodas de conversa conduzidas por profissionais de saúde. Um evento especial, o “Dia D da Saúde do Homem”, foi realizado em 26 de novembro, oferecendo atendimento estendido nas UBS, facilitando o acesso de trabalhadores à consulta com urologistas e outros exames preventivos. Além da coleta de PSA, todos os postos de saúde realizarão também aferição de pressão arterial, testes rápidos e avaliação de IMC. O Rotaract Club também participou das ações em alusão à campanha, com o 2º Passeio Ciclístico Novembro Azul, realizado no domingo, 24.
As entidades de saúde reforçam que, mesmo sem sintomas, homens acima de 50 anos ou com histórico familiar devem procurar o médico regularmente para exames de rotina. O câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer entre os homens no país, atrás apenas do câncer de pulmão. Contudo, devido ao avanço das técnicas de diagnóstico precoce e tratamentos, a taxa de mortalidade diminuiu consideravelmente nas últimas décadas.
Com a conscientização crescente, ações como o Novembro Azul reforçam a importância do autocuidado e da realização de exames regulares. O diagnóstico precoce tem mostrado resultados positivos, mas ainda é necessário ampliar o acesso aos serviços de saúde.