Jornal Atual
< Voltar

UMMES oferece encontro de capacitação para catadores recicláveis da região

Publicada dia 06/02/2023 às 14:05:20

ummes-oferece-encontro-de-capacitacao-para-catadores-reciclaveis-da-regiao

Giovana Dal Posso


Na última quinta e sexta-feira, 26 e 27, a União dos Municípios da Média Sorocabana (UMMES) realizou encontros de capacitação para catadores recicláveis e técnicos municipais, com o objetivo de incentivar a formação e fortalecimento de cooperativas e associação, que foram realizados na Câmara Municipal de Ribeirão do Sul e na escola EMEF Prof° "Arnaldo Moraes Ribeiro em Santa Cruz do Rio Pardo e contou com a presença de mais de 40 pessoas. Essa iniciativa está presente também em apenas outros seis consórcios do Estado.

Segundo Luiza Dognani, Diretora de Projetos do Consórcio UMMES, essa consultoria é oferecida gratuitamente pelo SEBRAE de São Paulo para todos os municípios da UMMES, através do desenvolvimento de projetos de políticas públicas, com o objetivo de criar um plano regional de destinação dos resíduos múltiplos, através de várias etapas. “Esse projeto objetiva um estímulo para os catadores de recicláveis se formalizarem e se organizarem, para melhorar e otimizar o trabalho e entender que o lixo pode ser reciclado e aproveitado para vender e lucrar muito mais do que eles estão fazendo”, explica. “Muitas vezes eles se prendem a latas e plásticos, e ali é muito mais do que isso”.

Em ambas as cidades, o evento contou com coffe break e almoço para os participantes, além de palestras ministradas pelo contador Aguinaldo Luiz de Lima, e pelo advogado Eugênio Alves.