Jornal Atual
< Voltar

Bispo de Rio Preto renuncia depois de vazamento de vídeo íntimo

Publicada dia 18/08/2021 às 15:59:46

bispo-de-rio-preto-renuncia-depois-de-vazamento-de-video-intimo


O bispo de Rio Preto, Dom Tomé Ferreira da Silva, renunciou ao governo pastoral da Diocese de São José do Rio Preto, que ocupava desde 2012. O ato ocorreu depois que circulou pelas redes sociais um vídeo em que o clérigo aparece se masturbando em uma ligação com outro homem.

Em nota emitida nesta quarta-feira pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o bispo auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro e Secretário Geral da CNBB, D. Joel Portella Amado, informa apenas que o Papa Francisco aceitou a renúncia e que o Arcebispo de Ribeirão Preto, Dom Moacir Silva, irá assumir o posto.

O material, editado, parece ter sido criado para circular nas redes. No início, um aviso aparece na tela: “cenas fortes”, na sequência, o padre aparece se despindo e se masturbando. Ao final, um homem, cujo rosto é coberto por uma tarja, é mostrado como sendo o affair de Dom Tomé.

A atuação do bispo na cidade vinha  sendo muito questionada por padres locais. Em 2018, ele foi acusado omitir escândalos sexuais ocorridos na Igreja. O próprio Bispo teria trocado mensagens íntimas com um jovem.

O comportamento sexual do clérigo já tinha sido objeto de desconforto nos bastidores da Igreja três anos antes, quando ele teria se envolvido com seu motorista e sacado grandes quantias em dinheiro da conta da diocese para encaminhar ao suposto amante. O caso ganhou as páginas dos jornais de Rio Preto e motivou uma visita do Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, que chegou a se reunir com religiosos.